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O impacto da estratégia no negócio digital: uma análise mediada pela capacidade de conectividade do ecossistema digital
Maurício Baum Sperling, Rafael Alfonso Brinkhues, Franciele Corrêa Nunes, Alanis dos Santos Costa, Ashley Lopes Dorneles

Última alteração: 12-11-2021

Resumo


A pandemia do COVID-19 acelerou os desafios da transformação digital, demandando que as organizações desenvolvessem capacidades digitais para responder às necessidades do mercado. Esta pesquisa tem como objetivo analisar as capacidades digitais das empresas estabelecidas no município de Viamão-RS e sua conectividade de um ecossistema digital. O modelo de pesquisa busca mensurar o impacto dessa estratégia no desempenho do negócio digital e suas capacidades. Para fins de desenvolvimento da pesquisa, a conectividade do ecossistema será abordada por meio das seguintes variáveis: velocidade de tomada de decisões, escopo (variedade do portfólio de produtos e empresas), escala (em termos físicos e digitais), performance financeira e satisfação do cliente. A revisão da literatura foi realizada com base nos principais oito journals da área de gestão de sistemas de informação (AIS8), e foram encontrados três artigos sobre capacidade digital, seis sobre estratégia digital, seis sobre transformação digital e cinco sobre ecossistema digital. Os artigos encontrados foram organizados em tabelas separadas pelos temas acima, na qual foram analisados o ano da publicação, periódico, autore(s), título, referências, medidas, citações google, métodos, definições, contexto, teoria e resultados. O método utilizará uma pesquisa quantitativa Survey. O instrumento, que utiliza escala tipo Likert de sete pontos, foi elaborado com base na literatura de Sistemas de Informação mencionada. Em seguida, o instrumento foi validado com dez universitários voluntários que avaliaram as dificuldades ao responder às questões. As principais observações foram sobre a quantidade de perguntas e sobre a formatação das questões. Algumas modificações foram realizadas a partir dessa análise. Para o levantamento de dados, foi realizada a seleção de 250 empresas de Viamão por meio da plataforma Econodata. O contato das empresas foi inserido em uma planilha contendo as seguintes informações: nome e tipo da empresa, área de atuação, telefone e e-mail e então separadas por setores. Após a conclusão da planilha foram enviadas 150 solicitações de preenchimento do questionário de forma eletrônica. De acordo com os resultados parciais obtidos até o momento, é possível notar que das 150 empresas, 8% são indústrias extrativas, 70% indústrias de transformação e 22% são as cinquenta maiores empresas do Município. Até o momento, as respostas são insuficientes para o início do processo posterior da pesquisa, que consiste em uma análise estatística preliminar. Ao final dessa pesquisa, espera-se poder mensurar a capacidade de conectividade do ecossistema digital em relação ao impacto da estratégia na performance do negócio digital nas organizações de Viamão e assim mapear o desempenho do impacto da estratégia dos negócios digitais.


Palavras-chave


Ecossistema digital. Tecnologia. Pesquisa

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