Portal de Eventos do IFRS, 6º SALÃO DE PESQUISA, EXTENSÃO E ENSINO DO IFRS

Tamanho da fonte: 
Uso da plataforma Lyricstraining como estratégia para potencializar a aprendizagem de língua inglesa no ensino remoto
Caio Miranda Solano, Lucía Silveira Alda

Última alteração: 02-02-2022

Resumo


A música, por oportunizar práticas sociais importantes, é um recurso didático bastante utilizado na aprendizagem de Língua Inglesa (LI) que visa a aproximar os interesses dos estudantes aos conteúdos abordados. Devido aos seus inúmeros benefícios, como a ampliação de habilidades multimodais, a presença de tal recurso está, inclusive, prevista na Lei 11.769/08, mostrando-se eficaz para fomentar aprendizagem significativa e aumentar o engajamento por parte dos alunos. Junto a isso, dada a implementação do ensino remoto diante da pandemia da Covid-19, tornou-se necessário propor soluções funcionais para dar sequência às aulas. Diante dessa questão e vinculado ao projeto de ensino "Elaboração e adaptação de materiais didáticos com recursos tecnológicos para aulas de Língua Inglesa", em andamento no câmpus Rio Grande do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, este trabalho objetiva examinar a utilização do recurso educacional digital LyricsTraining, propondo-se estimular a aprendizagem  de LI de forma lúdica para os alunos do primeiro ano do Ensino Médio Integrado, com base nas metodologias ativas de aprendizagem. Na etapa prática da metodologia de trabalho, de desenvolvimento de atividades na plataforma, disponível on-line, é proporcionado ao educador um acervo de músicas diverso para que, além de escolher a música, também possa estabelecer o nível de complexidade da tarefa, os conteúdos abordados e a forma de jogabilidade. Ao fim da atividade, é gerada uma pontuação de acertos, que ranqueia os jogadores para, a partir disso, direcionar a ação docente para trabalhar as principais habilidades da língua, além da aquisição de conteúdos gramaticais e vocabulário. Assim, verificamos que essa plataforma gamificada favorece a abordagem da língua, estimula e potencializa a construção do conhecimento a partir de uma aprendizagem ativa, significativa e multimodal.


https://www.youtube.com/watch?v=lCpprU-k6ag

Palavras-chave


Recurso Educacional Digital; Música; Língua Inglesa.

Texto completo: PDF