Tamanho da fonte:
CapEaD: capacitando para a educação a distância
Última alteração: 15-12-2021
Resumo
Devido a pandemia da Covid-19, subitamente, professores e estudantes viram-se obrigados a afastar-se das instituições e a utilizar recursos e ferramentas que não estavam capacitados para realizar as atividades não presenciais. Com a necessidade de discutir, desmistificar e expor conhecimentos fundamentais para EaD, surge o projeto. Este projeto tem o objetivo de promover o debate e a capacitação em metodologias e tecnologias para a educação a distância da comunidade por meio de ações em conjunto com o Núcleo de Ensino a Distância (NEaD) do IFRS Campus Caxias do Sul. O público-alvo do projeto consiste de servidores e estudantes do Campus, professores e alunos da rede pública e privada e demais interessados nas atividades propostas. A metodologia do projeto foi planejada para ocorrer com quatro atividades principais, que são: criação da identidade visual, produção das oficinas, gravação de vídeos tutoriais e promoção de grupos de debates. Por meio das oficinas sobre recursos e metodologias para EaD, estimulamos práticas interdisciplinares, fundamentais nessa modalidade de ensino. As oficinas acontecerão de maneira assíncrona, em um Ambiente de Aprendizagem Online. Os grupos de debates têm o intuito de promover a troca de experiências e fomentar a discussão sobre estratégias, metodologias e tecnologias educacionais na comunidade interna e externa. Assuntos e termos que ainda se mostram controversos também serão abordados. Ocorrerão mensalmente pelo Google Meet, onde um tema inicial será apresentado para posteriormente os participantes debaterem sobre suas experiências e compartilharem seus conhecimentos. Os vídeos tutoriais irão auxiliar a comunidade interna e popularizar a EaD dentro da instituição. Inicialmente foi criada uma identidade visual, seguido de uma rede social na plataforma Instagram, com o intuito de dar mais visibilidade ao projeto e como meio de comunicação com o público-alvo. Neste ambiente, estão sendo publicados conteúdos relacionados a EaD, elaborados através de uma metodologia científica de pesquisa. Já foram realizados três grupos de debates, contabilizando um total de 40 pessoas atendidas - uma média de 18 pessoas por evento. A nossa rede social conta com 95 seguidores e 27 publicações. O interesse pela EaD tem crescido no IFRS Campus Caxias do Sul, pois foi observado um aumento do número de servidores habilitados para atuarem na EaD, chegando ao número de 27,83% dos servidores efetivos com experiência comprovada de no mínimo 150 horas. Assim, fica clara a importância da capacitação da comunidade interna em EaD, possibilitando um ensino de qualidade a estudantes que antes eram privados de tais privilégios.
Palavras-chave
Educação a Distância. Metodologias Digitais. Tecnologias Digitais.
Texto completo:
PDF