Portal de Eventos do IFRS, 6º SALÃO DE PESQUISA, EXTENSÃO E ENSINO DO IFRS

Tamanho da fonte: 
Laboratório de apoio didático em biologia (LAD – BIOLOGIA): Perspectivas e possibilidades do projeto remoto no curso Técnico em Biotecnologia
Victória Pereira da Silva Pereira Silva, Karin Tallini Tallini Tallini, Rafaela Conceição de Souza Conceição Souza

Última alteração: 02-02-2022

Resumo


O laboratório de apoio didático em biologia (LAD – Biologia) foi um projeto pensado dentro da situação pandêmica atual, com o objetivo de auxiliar os docentes dos cursos Técnico em Biotecnologia, Técnico em Química e Técnico em Administração Integrado ao Ensino Médio na procura de materiais didáticos, na elaboração de listas de exercícios e atividades avaliativas e no suporte virtual das aulas síncronas. O objetivo do presente trabalho é apresentar o projeto “LAD – Biologia” e seus propósitos, além dos resultados parciais obtidos. Outra importante finalidade do projeto é de prestar apoio didático aos estudantes dos respectivos cursos nas disciplinas de biologia e acompanhar o desenvolvimento dos alunos, de forma a sanar as suas dúvidas e tentar garantir a permanência dos mesmos nas disciplinas, diminuindo a evasão. Para atingir os objetivos do projeto, se mostrou necessária a utilização das ferramentas de comunicação como o E-mail, Google Meet e WhatsApp, além da realização de pesquisas nas plataformas como  YouTube, Google Scholar, Scielo e Google Imagens para auxiliar os docentes na busca e elaboração de materiais didáticos; além da utilização de diversas outras páginas e blogs disponíveis na internet. O LAD - Biologia até o momento alcançou resultados satisfatórios apesar da procura pela monitoria abaixo do esperado por parte dos estudantes do curso Técnico em Biotecnologia; como por exemplo a criação de uma pasta no Google Drive com diversos materiais didáticos para a disciplina “Biotecnologia Ambiental”, a criação de diversas listas de exercícios para complementar o aprendizado dos discentes e o auxílio por parte das monitoras na organização do evento “IX Encontro Acadêmico de Biotecnologia”. Outro resultado positivo obtido foi a criação de um canal de comunicação das monitoras  com as turmas do curso, através do aplicativo WhatsApp. Apesar do momento atual ser tomado por insegurança em relação ao futuro e diversos estudantes apresentarem instabilidade e dificuldades na conexão com a internet, o projeto vai continuar auxiliando os estudantes na construção do conhecimento desta grande e importante área que é a biologia.

https://youtu.be/lx11Z5jAWwA


Palavras-chave


Monitoria em biologia. Ensino remoto. Biotecnologia.

Texto completo: PDF