Última alteração: 22-11-2021
Resumo
O presente trabalho trás um olhar acerca do conteúdo de triângulo, para a abordagem de tal foi feita uma investigação nas coleções: a conquista da matemática dos autores José Ruy Giovanni Júnior e Benedito Castrucci e da coleção matemática realidade e tecnologia do autor Joamir Souza, onde ambas as obras abrangem os conteúdos referentes ao ensino fundamental. Esta pesquisa foi elaborada com o intuito de analisar o processo de ensino e aprendizagem dos alunos, no que se diz respeito ao conteúdo de triângulos. Para assim verificar como o livro didático pode se tornar uma ferramenta auxiliadora neste processo. Esta pesquisa tem como aspectos norteadores comparar os conceitos de triângulos apresentados nas duas coleções analisadas; explorar os elementos interativos durante as abordagens; e examinar os dados comuns e incomuns de ambas as análises; para a realização desta investigação foi feita uma abordagem através de um método de pesquisa descritiva e investigativa com a finalidade de analisar os livros didáticos acerca deste conteúdo. Como resultado parcial deste recorte do projeto de pesquisa denominado “os contextos e os livros didáticos para a matemática: práticas investigativas”, iniciado em abril de 2021, no IFRS - Campus Osório, quanto a análise destas coleções percebe-se: a abordagem utilizada para a apresentação deste conteúdo pelos autores mostram a preocupação dos mesmos em trazer diferentes proposta para a apresentação destes conceitos, buscando situações ligadas ao cotidiano dos alunos. A presença de demonstrações demonstra a preocupação com a construção conceitual dos estudantes, desde encontrar sentido e contextualização até aplicações em exemplos e exercícios, também notamos que a coleção a conquista da matemática traz uma visão mais contextualizada sempre buscando dar continuidade ao conteúdo, mas também revisando importantes conceitos já apresentados. Enfim, após a verificação destas coleções percebeu que o livro didático desempenha um papel muito importante no processo de ensino e aprendizagem, e o uso dessa ferramenta faz com que o educador continue tendo a autonomia para construir a sua aula e toda a sua dinâmica.