Última alteração: 02-02-2022
Resumo
Tornar o campo educacional mais inclusivo e voltado para as necessidades específicas dos estudantes tem sido pauta nas discussões formativas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia - Campus Caxias do Sul. Ao encontro disso, o projeto de ensino intitulado Materiais didáticos acessíveis a estudantes com deficiência visual: contribuições para o ensino e a aprendizagem de Matemática em cursos de Licenciatura em Matemática foi construído com o objetivo de promover o estudo, a discussão e a proposição de estratégias inclusivas para auxiliar nos processos formativos de estudantes com deficiência visual nos cursos de Licenciatura em Matemática do IFRS, em especial, o ofertado no Campus Caxias do Sul. Com fundamentação analítica nas teorizações de Martins (2019), Sonza; Salton e Poletto (2020), entre outros, busca-se pesquisar e produzir materiais didáticos acessíveis a estudantes com deficiência visual que não fazem uso do Braille, de modo a auxiliá-los na aprendizagem dos conteúdos matemáticos que compõem as matrizes curriculares de cursos de Licenciatura em Matemática. Inicialmente, realizaram-se buscas por materiais e estratégias didáticas acessíveis em repositórios virtuais de acesso livre, tais como o Portal EduCapes, o Domínio Público e o Banco Digital de Teses e Dissertações. Na sequência, os materiais encontrados foram descritos utilizando meios digitais e analisados quanto a sua adequação. Considerando as orientações do Centro de Tecnologia Assistiva (CTA) do IFRS e os preceitos éticos adotados, alguns materiais serão (re)criados com objetos de diferentes texturas e formatos, de modo a possibilitar as necessárias manipulações e diferenciações. Ainda, estão sendo realizadas audiodescrição de materiais de texto produzidos pelos professores de Matemática do curso de Licenciatura em Matemática do Campus Caxias do Sul, utilizando linguagem adequada e acessível aos estudantes com dificuldades visuais. Todos os materiais produzidos serão disponibilizados para a comunidade acadêmica, por meio do Laboratório de Matemática (LabMat) do IFRS - Campus Caxias do Sul. Espera-se que esta ação propicie processos de formação mais inclusivos que possam qualificar o ensino e a aprendizagem de conteúdos matemáticos que são desenvolvidos em cursos de formação inicial de professores de Matemática, de modo a atender as especificidades dos estudantes. Quanto à formação acadêmica do bolsista, este projeto de ensino busca complementar e ampliar suas experiências, possibilitando outro espaço de discussão e aprofundamento em questões importantes que farão parte do seu futuro trabalho docente. Isso porque a formação docente é entendida como uma dimensão central do processo de ensino e de aprendizagem e encontra-se atrelada ao desenvolvimento coletivo, que reconhece e valoriza as diferenças.
https://www.youtube.com/watch?v=qaOmNEy0zUI