Portal de Eventos do IFRS, 6º SALÃO DE PESQUISA, EXTENSÃO E ENSINO DO IFRS

Tamanho da fonte: 
IFMUNdi: Promovendo debates, produzindo conhecimento
Victor de Lucena Santos, Roberta Dos Reis Neuhold

Última alteração: 15-12-2021

Resumo


Diante de um cenário cada vez mais desfavorável à educação e, especialmente, ao desenvolvimento do pensamento crítico, o projeto IFMUNdi: promovendo debates, produzindo conhecimento, desenvolvido no IFRS - Campus Osório desde o ano de 2017, busca auxiliar na reversão desse cenário. Ao longo do ano letivo, são desenvolvidas duas simulações de eventos: o fórum global e o fórum local. Contendo, também, reuniões, cúpulas e assembléias, baseadas no Modelo das Nações Unidas (MUN). Para as simulações, são convidados participantes do ensino médio, nono ano do fundamental e primeiro ano do ensino superior, de dentro e fora da instituição, que se responsabilizam por  assumir o papel de representar os interesses de um país ou partido político em eventos da ONU ou do Senado Federal. No Fórum global, os estudantes assumem o papel de diplomatas ou chefes de estado, responsáveis por representar e defender os interesses de seu país de origem a respeito de um tema pré-definido em um evento da Organização das Nações Unidas (ONU). Por sua vez, o  fórum local simula um evento do Senado Federal, no qual os estudantes representam deputados federais, que defendem seus interesses, bem como os interesses de seus respectivos partidos políticos sobre o tema do evento em questão. Antes de cada simulação, o projeto promove um evento formativo, com a finalidade de integrar os participantes a respeito da dinâmica e da temática do evento do qual participarão. Durante e após os dias de simulações, é possível notar, através da participação e engajamento dos delegados, nome através do qual os participantes são referidos, um desenvolvimento extremamente significativo por parte destes na capacidade de expressão em público, de diálogo e defesa de ideias e interesses opostos, de cooperação para o alcance de objetivos em comum, entre outras diversas habilidades exigidas para que o evento seja palco de um debate correto, frutífero e respeitoso entre todas as partes.

 



Palavras-chave


Educação. Pensamento Critico. Simulação.

Texto completo: PDF