Última alteração: 02-02-2022
Resumo
Resumo das atividades de monitoria de Filosofia.
A presente atividade de monitoria tem como área de atuação as Ciências Humanas, com enfoque nas matérias de Filosofia, Ética e Sociedade e História. Como há poucos períodos das matérias citadas na grade curricular, o monitor encarrega-se de auxiliar no atendimento aos educandos, bem como em atividades complementares do ensino, colaborando na assistência aos grupos de trabalho, as pesquisas individuais, dentre outras atividades, inclusive no atendimento conjuntamente ao docente nos horários disponibilizados. Tem como objetivos: Acompanhamento do docente em sala de aula; Colaboração na leitura e no fichamento de material didático; Organização de grupos e de pesquisas individuais dos discentes; Auxílio na elaboração de tarefas e trabalhos dos discentes; Acompanhamento do docente em horários de atendimento; Pesquisa pessoal e de aprofundamento dos conteúdos e demais atividades correlacionadas. Devido ao contexto de isolamento social presente em todos os campus do IFRS desde Abril de 2020, as atividades tiveram de ser totalmente desenvolvidas por meios digitais. As interações com alunos e professores foram realizadas pelo Google Meet e Conferência Web - plataforma ofertada pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) - através de um link fixo com acesso direto à sala de plantão do monitor ou à sala do docente, ambos disponibilizados e divulgados na plataforma Moodle e por e-mail. Quando necessário o envio de materiais didáticos e de apoio, da mesma forma, o e-mail foi, majoritariamente, utilizado. Outra alternativa de fácil acesso e uso foi a plataforma Google Drive, que permite o armazenamento em nuvem dos mais variados tipos de arquivos. No caso de haver dificuldades na utilização das plataformas citadas, foi sugerida a participação dos alunos em monitorias alternativas destinadas, especificamente, ao auxílio na utilização destas. Por fim, conclui-se que, em maior ou menor grau, a atividade de monitoria proporciona benefícios à toda comunidade escolar. Ao passo que aproxima o discente da instituição e o faz ter um melhor aproveitamento do curso oferecido, torna-se um diferencial de extrema relevância e necessidade para o ambiente acadêmico. Para o docente, em se tratando de um melhor gerenciamento de tempo e um maior alcance didático, o monitor pode otimizar ambos os fatores e, por consequência, elevar o potencial de contribuição do professor para toda a comunidade acadêmica.
Link do YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=b8K7c5CMfGo