Portal de Eventos do IFRS, 6º SALÃO DE PESQUISA, EXTENSÃO E ENSINO DO IFRS

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Panorama das atividades do projeto “Campo Afora: desenvolvendo ações em Educação a Distância no Campus Vacaria”
Mateus Lima de Almeida, Flávia Zanatta, João Vitor do Amaral Pichetti

Última alteração: 02-02-2022

Resumo


Com os avanços tecnológicos ocorridos nos últimos anos, a educação vem sofrendo modificações nos modos como educadores e educandos interagem. Essa realidade ficou ainda mais evidente no contexto da pandemia de Covid-19, em que os processos de ensino e de aprendizagem tiveram que passar a ser mediados pelas Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs). No IFRS, por exemplo, as atividades educacionais vêm sendo desenvolvidas de forma remota desde 2020, com o suporte das TDICs e através da plataforma Moodle, que é o Ambiente Virtual de Ensino e Aprendizagem oficial da instituição. Essa nova modalidade educacional demandou a criação e a implementação de medidas para atender à comunidade acadêmica e viabilizar sua adaptação ao ensino não presencial. Então, diante dessa realidade e a partir da possibilidade de participar do edital Nº 37 de 2021 da Pró-Reitoria de Ensino (PROEN), os membros do Núcleo de Educação a Distância (NEaD) conceberam o projeto “Campo Afora: desenvolvendo ações em Educação a Distância no Campus Vacaria”, que tem como objetivo geral pôr em prática iniciativas que visam ao aprimoramento dos processos de ensino e aprendizagem nos componentes curriculares com carga horária a distância dos cursos do IFRS Campus Vacaria através de suporte a servidores e estudantes no uso do Moodle e das TDICs para as atividades pedagógicas e de formação integral. A fim de atingir esse objetivo, desde julho são desenvolvidas diversas ações. Neste trabalho, objetiva-se apresentar as atividades em andamento no Campus e os resultados obtidos até o momento. A primeira ação, iniciada em julho, consiste na disponibilização de atendimento aos servidores, via teleconferência, para esclarecer suas dúvidas acerca do uso do Moodle e de algumas tecnologias utilizadas no ensino remoto. A segunda teve início em agosto e se trata de uma curadoria  de cursos relacionados à EaD, que tem como finalidade ampliar o leque de possibilidades à disposição dos servidores para a  realização das 150 horas de capacitação para atuar na EaD, em atendimento à Instrução Normativa PROEN N° 06, a qual estabelece o programa de capacitação em Educação a Distância do IFRS. A terceira, iniciada em outubro, está diretamente relacionada à segunda e se refere ao levantamento do cenário da capacitação em EaD dos servidores do Campus. A partir de novembro, serão executadas ações com foco no estudo dos conceitos e na identificação dos elementos atinentes à área do Design Instrucional. Na sequência, serão realizados workshops para formação dos servidores na área, apresentando ferramentas e estratégias que possam contribuir para a qualificação da estruturação de aulas dos componentes com carga horária EaD e outras iniciativas do Campus Vacaria no âmbito da educação a distância. Vídeo da apresentação disponível em: https://youtu.be/sbzFDIOr0iY


PALAVRAS-CHAVE: EaD; Núcleo de Educação a Distância; Suporte no uso do Moodle e das TDICs.



Palavras-chave


EaD; Núcleo de Educação a Distância; Suporte no uso do Moodle e das TDICs.

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