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Iniciação à docência no PET Matemática - curso de matemática básica para ingressantes no Ensino Médio/Técnico
Taís Amanda Giovanella Becker, Delair Bavaresco, Bruna Luzzatto Berton, Camila Dal Ponte, Eliel Felizardo, Érica Balbinot

Última alteração: 02-02-2022

Resumo


Este trabalho apresenta resultados de uma ação de ensino promovida pelo Programa de Educação Tutorial – PET-Matemática do Campus Bento Gonçalves do IFRS. Trata sobre concepção, desenvolvimento e avaliação da realização de um curso de nivelamento de Matemática básica para ingressantes no Ensino Médio/Técnico, o qual denominamos de “Os desafios da Matemática do Ensino Técnico”. Essa ação foi motivada a partir da identificação da existência de significativa defasagem de conhecimentos advindos de temas de Ensino Fundamental, sobretudo na área de Matemática. Esse fator, aliado a alguns casos de dificuldades de adaptação, e a reprovações, são os principais fatores de evasão de estudantes ingressantes no Ensino Médio/Técnico. Nessa conjuntura, faz-se necessário desenvolver estratégias de minimização desses índices. Foi pensando nessa realidade que o grupo PET-Matemática, em conjunto com a direção do Ensino Médio/Técnico, propôs a realização desse curso. Em paralelo, o PET tem como prerrogativa o desenvolvimento de atividades de ensino, pesquisa e extensão, visando uma formação em nível de excelência. Assim, a proposta alia-se à necessidade de promover espaços de iniciação à docência para oportunizar aos membros do grupo a vivência de experiências com a prática docente ainda durante sua formação inicial. O curso realizado foi totalmente remoto, estruturado na plataforma Moodle, com aulas síncronas pelo Google Meet. Foi organizado em sete módulos contendo, além do conteúdo formal, estratégias diversas, tais como applets, interações, jogos, curiosidades, videoaulas, curiosidades, aplicações e atividades. O curso foi oferecido a todos os ingressantes dos seis cursos técnicos do campus, tendo em torno de 100 inscritos, sendo que 67 concluíram todas as etapas e receberam certificação. Os principais pontos da avaliação dos participantes remetem a relembrar conceitos e “ver conteúdos que nunca tinham visto” e, também, com aprovação às estratégias metodológicas utilizadas pela equipe proponente. Na perspectiva dos ministrantes, a avaliação também é bastante positiva. Tanto com relação à construção coletiva de uma proposta de ensino envolvendo vários conteúdos, como com discussões sobre a ordem dos temas, sobre estratégias a serem utilizadas, assim como a organização de cada sequência didática, a padronização da diagramação e a forma de abordagem em cada módulo. O planejamento de aulas e a construção de materiais seguiu uma padronização definida pelo grupo, contendo contextualização, aplicações, formalismos, exemplos e atividades. Isso tudo envolvendo alguma estratégia de diversificação da abordagem, tais como applets, vídeos, diagramações, ilustrações, mapas conceituais, entre outros. Toda a discussão e implementação dessas estratégias são fatores de grande aprendizado para os envolvidos na iniciação à docência. A vivência dessas experiências coloca os licenciandos numa condição de protagonistas, trazendo reflexões bastante diferenciadas e positivas para a formação docente. Como perspectivas, pretende-se repetir esta ação no próximo ano e expandir a oferta para outras unidades do IFRS. https://youtu.be/sU9lw23kbm0


Palavras-chave


Ensino remoto; Metodologias de ensino; Planejamento didático.

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