Portal de Eventos do IFRS, 6º SALÃO DE PESQUISA, EXTENSÃO E ENSINO DO IFRS

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Implementação do Repositório Digital Finestra
Marcelo Fabiano da Silveira, Delma Tânia Bertholdo

Última alteração: 02-02-2022

Resumo


O Repositório Digital Finestra foi criado em 2020 a partir do projeto de ensino intitulado “História e memórias da educação na Região Colonial Italiana do RS” no IFRS Campus Farroupilha e contou com três bolsistas. A proposta inicial consistia na criação de uma base de dados de livre acesso para armazenar de forma digital diversos objetos da cultura escolar característicos da imigração italiana. Dentre esses objetos, o projeto prioriza livros didáticos de aritmética do final do século XIX e início do século XX que foram enviados pelo governo italiano ao Brasil. Tais suportes podem constituir material de análise para pesquisas inéditas no campo da História da Educação por diferentes perspectivas: currículo, identidades, práticas escolares, dispositivos de controle, cultura escrita, dentre outros. Durante o ano de 2020 o Repositório Finestra foi idealizado e configurado de modorestrito ao grupo de trabalho. A sua concepção foi baseada na metodologia proposta pelos criadores do Repositório Digital Tatu da Universidade Federal do Pampa. A infraestrutura utilizada foi o WordPress, gratuita, que automatiza as rotinas das publicações, aceita plugins (que são os módulos de autores e colaboradores externos) e facilita a personalização e manutenção do site. Em 2021, com a continuação do projeto de ensino e um bolsista, o repositório foi aperfeiçoado e migrado para um provedor externo (Hostinger), fato esse decorrente da inexistência de espaço no servidor do Campus Farroupilha.Esse serviço de hospedagem profissional, contratado por dois anos, dispõe de serviços de backups e e-mails, assim como ferramentas de monitoramento de acessos e estatísticas básicas da hospedagem. Desse modo, foi possível fazer a migração do projeto com segurança e sem perder as configurações estabelecidas. O uso do provedor facilita a operação por futuros bolsistas, já que será necessário apenas a senha de acesso, independente do equipamento utilizado, permitindode modo imediato a manutenção do sistema e do projeto. Os materiais disponíveis no ambiente (mídias) até o momento são, em sua maioria,de obras italianasque foram individualmentefotografadas a partir dos originais e transformadas em arquivos do tipo pdf(PortableDocument Format). Estes, à medida que são cadastrados, ficam gravados no servidor sem risco de perda. Quanto menos o repositório precisar de manutenções, mais tempo é dedicado à digitalização e inserção de novas obras.  O repositório digital está disponível de forma gratuita e acessível a todos tanto no computador como no celular (www.repositoriofinestra.com.br), contribuindo para novas possibilidades de ensino e de pesquisa na História da Educação. Como perspectiva futura, pretende-se melhorar a categorização, olançamento e o acesso às obras, orientando-se na opinião dos internautas através do canal “Fale Conosco” provido pelo site e, também, integrar as buscas pelas obras com outros mecanismos de pesquisas. Link do vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=Ow1arrjYbLk


Palavras-chave


Repositório Digital;Aritmética;Livros Didáticos

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