Portal de Eventos do IFRS, 6º SALÃO DE PESQUISA, EXTENSÃO E ENSINO DO IFRS

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Confecção de materiais táteis e atendimento educacional especializado de matemática para jovens e adultos cegos
Manoela de Souza Gonçalves, Daner Silva Martins, Nathálya Lessa Cardoso

Última alteração: 15-12-2021

Resumo


A proposta de extensão foi realizada a partir de uma parceria entre Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) e a Escola de Educação Especial José Álvares de Azevedo, da cidade do Rio Grande. Neste sentido, o projeto tinha como objetivo oferecer Atendimento Educacional Especializado e confeccionar material didático adaptado, no intuito de subsidiar a aprendizagem de Matemática dos alunos da Escola Especial e atender a comunidade interna do campus Rio Grande. No entanto, devido a pandemia do coronavírus, o atendimento presencial na escola Especial foi suspenso, desse modo o foco do trabalho foi o auxílio das demandas internas do IFRS e a produção de materiais Grafo-Táteis, os quais serão testados no retorno das atividades presenciais. Portanto, na edição deste ano, o projeto ofereceu Atendimento Educacional Especializado para dois alunos cegos do curso integrado ao ensino médio em Informática para Internet no IFRS - campus Rio Grande. Nesse sentido, a proposta auxiliou esses estudantes nas tarefas escolares da disciplina de matemática, de modo a proporcionar uma aprendizagem autônoma e inclusiva. No atual momento, de maneira remota via Google Meet, as bolsistas de extensão e o coordenador da ação disponibilizaram de forma online, atendimentos síncronos em um total de quatro horas semanais para esclarecimentos em relação ao conteúdo da disciplina de matemática I, matemática IV e a utilização de tecnologias assistivas. Além das ações previstas na proposta inicial, foi realizada a adaptação dos itens de matemática e suas tecnologias das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) dos anos de 2017, 2018 e 2019. Estas questões foram transformadas em arquivos no formato de texto sem formatação (TXT), para um estudante atendido pela proposta, o qual desenvolveu em seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), um site acessível que disponibilizou todo material do Enem adaptado, com o intuito de que a comunidade de pessoas cegas ou com baixa visão possam utilizá-lo como meio de preparação para o exame. Por conseguinte, além do armazenamento no site, as provas do Enem em arquivo txt foram arquivadas também na plataforma Google Sala de Aula, criada pelo coordenador do projeto com o objetivo de serem disponibilizadas para professores de matemática, os quais lecionam para alunos cegos em diferentes instituições do país.  Por fim, dessa forma, os resultados parciais ultrapassaram nossas expectativas iniciais, visto que o projeto cumpriu todos objetivos propostos e, ainda, tem potencial para atingir um público maior do que o esperado inicialmente.



Palavras-chave


Atendimento. Matemática. Confecção.

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