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A dimensão prática da Matemática na Educação Básica: uma incursão sob a lógica da aplicação.
Última alteração: 16-11-2021
Resumo
A pesquisa investiga os usos da dimensão prática da Matemática nas aulas [de Matemática] da Educação Básica, considerando entendimentos que a inscrevem na lógica da aplicação do conhecimento. Com inspiração analítica no pensamento de Ludwig Wittgenstein, em sua fase tardia, e em estudos sobre docência contemporânea (BOFF, 2019; DUARTE, 2009; FABRIS, 2015), descrevemos e analisamos, a partir das narrativas de professores de Matemática da Educação Básica, egressos do curso de Licenciatura em Matemática ofertado no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Campus Caxias do Sul, como a dimensão prática é significada nas aulas de Matemática e quais associações do conteúdo matemático são realizadas com a concretude da vida dos estudantes. Isso porque inferimos que a qualidade da aplicabilidade seja tomada como um fator decisivo para o reconhecimento da dimensão prática entre os professores, em especial, os de Matemática, além de entendermos que a gramática da Matemática tem funcionado como um instrumento que atesta conformidade às proposições da vida cotidiana. Para discutir essas questões, entramos em contato com egressos do referido curso que estão em exercício na docência em Matemática na Educação Básica, a fim de convidá-los para participar da pesquisa, por meio de uma entrevista semiestruturada, via Google Meet, construída com perguntas sobre a profissão docente, o ensino de Matemática e as interlocuções do conhecimento matemático com a concretude da vida. O material produzido nas entrevistas, realizadas com oito professores, foi transcrito e organizado em planilha eletrônica, e estão sendo analisados usando Análise Discursiva Textual (MORAES; GALIAZZI, 2006). Como resultados parciais, destacamos a recorrência de associações que envolvem os conteúdos de Funções, Probabilidade e Estatística, Matemática Financeira, Porcentagem e Juros. Algumas narrativas apontam, ainda, para a importância de significar os conhecimentos matemáticos no nível de ensino do estudante, muito embora as associações possam estar mais presentes em níveis de ensino mais avançados. De forma complementar, será realizada uma busca em repositórios digitais de acesso livre, em especial, no Portal eduCapes e no Domínio Público, de modo a ampliar os achados da pesquisa e verificar de que forma a dimensão prática da Matemática tem se apresentado em materiais didáticos virtuais de acesso livre, feitos por/para professores da Educação Básica. Com a veiculação dos resultados da pesquisa, espera-se fortalecer as discussões sobre a docência em Matemática e dar visibilidade a indissociabilidade teoria-prática, problematizando entendimentos que ainda produzem o que buscamos transformar na docência e na formação de professores: a dicotomização teoria-prática ou o privilégio de uma dimensão sobre a outra.
Palavras-chave
Dimensão prática da Matemática. Indissociabilidade teoria-prática. Formação de professores.
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