Portal de Eventos do IFRS, 6º SALÃO DE PESQUISA, EXTENSÃO E ENSINO DO IFRS

Tamanho da fonte: 
Monitoria: promovendo permanência e êxito no PROEJA
Gabriela Nataly Peres dos Santos, Nina Magalhães Loguercio, Cristiane Esteves Costa, Marcia Regina Dutra, Rossane Wizer

Última alteração: 02-02-2022

Resumo


No atual contexto social e econômico do nosso país, o ensino remoto emergencial tornou-se realidade nas instituições escolares, trazendo consigo inúmeras novas dificuldades, destacam-se aqui a dificuldade de acesso à internet e de adaptação às plataformas tecnológicas que se tornaram indispensáveis nesse novo cenário. O PROEJA se trata de um programa cujo a proposta é a formação profissional e acadêmica daqueles que não tiveram acesso à escola ou a abandonaram no tempo habitual. Sendo assim, seu público é formado majoritariamente por pessoas de mais idade, grande parte trabalhadores ou com outras responsabilidades que interferem no seu tempo livre para se dedicar a vida escolar. Por esses motivos, torna-se mais evidente as dificuldades de adaptação, antes citadas. Diante desse contexto, o objetivo geral deste projeto é contribuir para a permanência e êxito dos alunos do IFRS Campus Alvorada, oferecendo auxílio aos estudantes, por meio de monitoria, em relação à utilização das ferramentas do Moodle e também em relação aos conteúdos desenvolvidos durante o período de ensino remoto. O método utilizado para auxiliá-los nessa jornada é incentivar uma relação entre alunos de outros níveis de ensino e os alunos do PROEJA, por meio de monitoria e trocas de experiências. Como instrumentos, estão sendo utilizados e-mail, Moodle e Whatsapp. Assim é possível, oferecer assistência nesse período de ensino remoto e atendimento diferenciado e flexível, adaptando-se às necessidades e demandas específicas desse público. Como resultados dessas ações da monitoria estão a prestação de assistência na utilização do Moodle para aqueles que possuem essa alternativa, o auxílio no acesso dos conteúdos inseridos na plataforma e atividades produzidas pelos professores no ambiente virtual.  Para isso, estamos utilizando o WhatsApp como canal de atendimento e esclarecimento de dúvidas e também como meio de envio das atividades e materiais para aqueles que não tem acesso ao Moodle, por ser uma plataforma leve e com a qual eles já estão mais familiarizados. Por fim, acreditamos que esse projeto está sendo de extrema importância para que, nesse período de dificuldades, os alunos se sintam acolhidos e confortáveis para expressar suas dificuldades, sabendo que serão ouvidos e respeitados. Ainda, é uma forma dos estudantes que possuem dificuldades de acesso ao Moodle terem acesso aos materiais diminuindo, assim, consideravelmente a evasão escolar.

https://www.youtube.com/watch?v=iTQpZ55tLjo

 

 


Palavras-chave


Monitoria, permanência e êxito

Texto completo: PDF