Última alteração: 22-11-2021
Resumo
As comunidades de prática virtuais (VCoPs) são a modalidade virtual de comunidades de prática (CoPs), que são definidas como grupos de pessoas que compartilham um interesse, uma paixão ou um conjunto de problemas, e aprendem por meio de interações regulares. Nesse cenário, no âmbito da Educação Profissional e Tecnológica (EPT), diante de uma pesquisa inserida no Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), investigamos como a aprendizagem colaborativa por meio de uma VCoP de servidores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) pode contribuir para aperfeiçoar a práxis e na solução de problemas cotidianos da gestão e fiscalização de contratos terceirizados com dedicação exclusiva de mão de obra, e que seja contributiva na formação omnilateral de seus membros. A pesquisa é de natureza qualitativa e descritiva, desenvolvida pela metodologia da pesquisa-ação e apoiada pelas pesquisas bibliográfica e documental. Nesse artigo apresentamos um recorte da pesquisa, que demonstra a condução da VCoP instituída, denominada de Comunidade de Prática Virtual de Gestores e Fiscais de Contratos Administrativos Terceirizados com Dedicação Exclusiva de Mão de Obra do IFRS (CoP-GFi). A coleta de dados ocorreu por meio de um questionário e da observação participante. As ações de condução da CoP-GFi tiveram a intencionalidade de solucionar problemas cotidianos, aprimorar práticas de trabalho e contribuir para o desenvolvimento profissional dos participantes de forma conexa à omnilateralidade, diante do desenvolvimento das dimensões cognitivas, sociais, éticas e afetivas e da união entre teoria e prática. O valor e a originalidade deste trabalho se dão em função da condução de uma VCoP, não somente para a aprendizagem organizacional, mas também como contributiva para a formação omnilateral.