Portal de Eventos do IFRS, 6º SALÃO DE PESQUISA, EXTENSÃO E ENSINO DO IFRS

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A indissociabilidade nas atividades de equoterapia por meio da relação interespecífica na análise da importância do reconhecimento da personalidade humana e da personalidade do cavalo
Amanda dos Santos, Marcos Antonio de Oliveira, Andrey Vargas Tamanho

Última alteração: 02-02-2022

Resumo


O projeto visa atender grupos de professores das escolas: Escola Municipal de Ensino Fundamental João Antonio de Col (Sertão/RS), Escola Municipal de Ensino Fundamental Pantaleão Thomaz, (Coxilha-RS), APAE Getúlio Vargas (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) e acadêmicos ingressantes do curso de Zootecnia (2021) do IFRS Campus Sertão, estando relacionado à questão biopsicossocial, ou seja, na área da saúde. O objetivo geral deste projeto está imbricado na questão de verificar por meio de ações indissociáveis relacionadas à equoterapia, quanto à percepção das pessoas sobre suas emoções e personalidade, o conhecimento sobre os sentimentos do cavalo e como identificá-los e quais são as características preconizadas para uma boa relação homem e cavalo. Na dimensão do ensino, diversas ações envolvendo temas como Bem-estar animal, Etologia Equina e Estereotipias desenvolvidas pelos equinos utilizados no centro de equoterapia, que visam potencializar o conhecimento. Na extensão, a formação dos professores das Escolas Municipais e entidades dos municípios de Sertão, Coxilha e Getúlio Vargas, que assistem pessoas com diferentes disfunções como, crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social, e, ainda, alunos com distúrbios cognitivos, como déficit de atenção, bem como um grupo de acadêmicos da zootecnia do IFRS Campus Sertão. A pesquisa, será o desfecho do projeto, e será evidenciada por meio da aplicação de questionário on-line a fim de relacionar os conhecimentos adquiridos pelas ações de ensino e da extensão, com foco para a relação interespecífica na análise da importância do reconhecimento da personalidade humana e da personalidade do cavalo, como uma premissa na conjuntura da indissociabilidade nas atividades de equoterapia. A metodologia utilizada segue as prerrogativas de uma pesquisa bibliográfica e quantitativa. As atividades ministradas para cada grupo participante do projeto, estipulando até 03 momentos para cada grupo, viabilizando até 12 atividades formativas (ensino), a fim de proporcionar conhecimentos relacionados à investigação do tema do projeto. Dessa forma, a relação da extensão com o projeto estará sendo estabelecida, através do contato com o público externo das instituições envolvidas. As atividades de ensino desenvolvidas e forma on-line e presencial, com a participação do coordenador do projeto, servidores que atuam no Centro de Equoterapia e da bolsista. Essa interação, visa capacitar os participantes para a melhor compreensão sobre o tema equoterapia e o reconhecimento da personalidade humana e da personalidade do cavalo e a relação interespecífica.

https://youtu.be/uIiAB91fXqE


Palavras-chave


Indissociabilidade; Equoterapia; Relação humanos x não humanos

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