Portal de Eventos do IFRS, 6º SALÃO DE PESQUISA, EXTENSÃO E ENSINO DO IFRS

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Acompanhamento Pedagógico aos Beneficiários do Programa de Benefício Estudantil de uma instituição de ensino federal do Rio Grande do Sul.
Sarah dos Reis Dupont, Vanessa Bugs Gonçalves, Ana Paula de Almeida, Talita Luiza de Medeiros Ferro

Última alteração: 02-02-2022

Resumo


Este trabalho é oriundo de um Projeto de Ensino que busca ações de acompanhamento pedagógico aos estudantes que recebem auxílios do Programa de Benefício Estudantil (PBE), isto é,  74 estudantes. Tem como objetivo geral contribuir no rendimento escolar dos estudantes do grupo do PBE do IFRS- Câmpus Ibirubá. Como objetivos específicos, verificar as dificuldades em estudos domiciliares apresentadas pelos estudantes beneficiários e propor estratégias que apoiem e atendam as dificuldades organizacionais e acadêmicas dos estudantes. Considerando o momento pandêmico que estamos vivenciando, muitos estudantes apresentam dificuldades de organização na sua rotina, dificuldades de aprendizagens anteriores, elementos que constituem um risco à evasão escolar. A necessidade de um acompanhamento pedagógico voltado a este público dos auxílios estudantis, constitui uma das ações que foram apontadas para fortalecer a política de permanência e êxito do IFRS e ampliar o escopo de atuação do Programa de Benefício Estudantil para além do recurso financeiro recebido. Metodologicamente, construiu-se um formulário no google forms, com questões pertinentes às suas dificuldades de organização e estudo, e foi enviado aos estudantes beneficiários para seus e-mails institucionais e grupo do whatsapp. Como resultados parciais, observou-se que as principais dificuldades dos estudantes estão relacionadas à organização do seu espaço físico para estudo, dificuldades de concentração e utilização/distribuição do tempo de acordo com as demandas acadêmicas. A partir da análise dos dados produzidos, construiu-se material informativo e didático para auxiliar os estudantes em relação às suas dificuldades de organização nos estudos e na rotina em seus domicílios. Portanto, o acompanhamento pedagógico dos estudantes beneficiários do PBE constitui-se em uma ação necessária ao processo educativo do âmbito acadêmico, uma vez que identifica as necessidades e busca minimizar as dificuldades dos estudantes, neste caso, daqueles vinculados ao PBE.

Link de apresentação https://youtu.be/yuONWMQ97XI

Palavras-chave


Acompanhamento pedagógico. Estudantes Beneficiários. Rotina de estudo.

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