Portal de Eventos do IFRS, 6º SALÃO DE PESQUISA, EXTENSÃO E ENSINO DO IFRS

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Desenvolvendo saberes através de Olimpíadas Científicas
Letícia Pereira dos Santos, Patrícia Anselmo Zanotta, Liziane Bohns Soares, Vanessa Silva da Luz, Daniele Colembergue Da Cunha Vanzin, Priscila Azevedo da Silveira

Última alteração: 15-12-2021

Resumo


As olimpíadas científicas são competições intelectuais que desafiam os discentes e promovem o desenvolvimento de competências cognitivas, conceituais e sócio-emocionais. A partir desta compreensão, propôs-se o projeto de extensão “Olimpíadas do conhecimento”, numa parceria entre o Campus Rio Grande do IFRS e a E.E.E.F. Agnella do Nascimento. O qual objetiva incentivar a participação dos estudantes e prepará-los para diversas olimpíadas do conhecimento, tais como a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas - OBMEP, a Olimpíada Brasileira de Robótica - OBR, a Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica - OBA, a Olimpíada Nacional de Ciências - ONC e a Olimpíada Brasileira de Química Júnior - OBQJr. A metodologia utilizada consistiu inicialmente na divulgação das competições, seguida do auxílio ao processo de inscrição, da elaboração e disponibilização de materiais de apoio aos estudos, como resumos, questionários, simulados e questões comentadas. Todos estes recursos foram abordados através da mediação entre alunos, bolsistas e professores de forma remota, com o emprego de diferentes meios de comunicação. Tem-se como resultados que 26 alunos participaram da primeira etapa ou etapa única de pelo menos uma das cinco olimpíadas citadas, destes, 6 alunos participaram da OBR, 2 alunos da OBA, na qual uma aluna conquistou medalha de prata. Dentre os participantes da OBMEP, 8 foram classificados para a segunda etapa, que ocorrerá em novembro de 2021; uma aluna foi agraciada com menção honrosa na ONC e, dos 3 alunos concluintes da primeira etapa da OBQJr, uma foi classificada e realizou a segunda etapa da mesma. Além disso, os alunos do nono ano estão sendo auxiliados nos estudos para o teste de seleção do IFRS - campus Rio Grande, atendendo-se assim outra demanda apresentada pela comunidade. Embora o número de alunos envolvidos em 2021 tenha sido menor do que no ano anterior, avalia-se que no presente contexto, com o ensino no modo remoto pelo segundo ano letivo consecutivo, os resultados acerca das 12 turmas abrangidas pelo projeto atenderam os objetivos. Houve uma boa aceitação dos discentes e dos professores que fizeram parte do preparo para as olimpíadas, com relatos positivos os quais evidenciam que o auxílio do projeto foi fundamental para os resultados conquistados e que também refletiram no desempenho acadêmico nas disciplinas curriculares bem como na autoestima da comunidade escolar.



Palavras-chave


Olimpíadas do Conhecimento. Aprendizagens Remotas. Autoestima.

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