Última alteração: 15-12-2021
Resumo
As olimpíadas científicas são competições intelectuais que desafiam os discentes e promovem o desenvolvimento de competências cognitivas, conceituais e sócio-emocionais. A partir desta compreensão, propôs-se o projeto de extensão “Olimpíadas do conhecimento”, numa parceria entre o Campus Rio Grande do IFRS e a E.E.E.F. Agnella do Nascimento. O qual objetiva incentivar a participação dos estudantes e prepará-los para diversas olimpíadas do conhecimento, tais como a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas - OBMEP, a Olimpíada Brasileira de Robótica - OBR, a Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica - OBA, a Olimpíada Nacional de Ciências - ONC e a Olimpíada Brasileira de Química Júnior - OBQJr. A metodologia utilizada consistiu inicialmente na divulgação das competições, seguida do auxílio ao processo de inscrição, da elaboração e disponibilização de materiais de apoio aos estudos, como resumos, questionários, simulados e questões comentadas. Todos estes recursos foram abordados através da mediação entre alunos, bolsistas e professores de forma remota, com o emprego de diferentes meios de comunicação. Tem-se como resultados que 26 alunos participaram da primeira etapa ou etapa única de pelo menos uma das cinco olimpíadas citadas, destes, 6 alunos participaram da OBR, 2 alunos da OBA, na qual uma aluna conquistou medalha de prata. Dentre os participantes da OBMEP, 8 foram classificados para a segunda etapa, que ocorrerá em novembro de 2021; uma aluna foi agraciada com menção honrosa na ONC e, dos 3 alunos concluintes da primeira etapa da OBQJr, uma foi classificada e realizou a segunda etapa da mesma. Além disso, os alunos do nono ano estão sendo auxiliados nos estudos para o teste de seleção do IFRS - campus Rio Grande, atendendo-se assim outra demanda apresentada pela comunidade. Embora o número de alunos envolvidos em 2021 tenha sido menor do que no ano anterior, avalia-se que no presente contexto, com o ensino no modo remoto pelo segundo ano letivo consecutivo, os resultados acerca das 12 turmas abrangidas pelo projeto atenderam os objetivos. Houve uma boa aceitação dos discentes e dos professores que fizeram parte do preparo para as olimpíadas, com relatos positivos os quais evidenciam que o auxílio do projeto foi fundamental para os resultados conquistados e que também refletiram no desempenho acadêmico nas disciplinas curriculares bem como na autoestima da comunidade escolar.