Portal de Eventos do IFRS, 6º SALÃO DE PESQUISA, EXTENSÃO E ENSINO DO IFRS

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Recursos digitais e possibilidades para o ensino de Ciências da Natureza
Giulia Moura Rodrigues, Carine Bueira Loureiro

Última alteração: 12-11-2021

Resumo


O ensino online, modalidade mais utilizada devido à pandemia causada pelo Coronavírus, é caracterizado pelo uso de recursos digitais disponíveis, porém implica em tempo considerável para uma pesquisa e avaliação acerca da qualidade e possibilidades do uso do recurso. Diante disso, o objetivo desta pesquisa é desenvolver abordagens pedagógicas autorais com o uso de recursos digitais gratuitos para a área de Ciências da Natureza. Os recursos digitais, neste caso, constituem-se em artefatos que têm o intuito de agregar novas possibilidades de condução do processo de ensino e de aprendizagem, desde que propiciem espaços para intervenções, modificações e expressões tanto docentes quanto discentes. A incorporação de recursos digitais no ensino de Ciências da Natureza potencializa o desenvolvimento de práticas pedagógicas autorais; ou seja, a autoria pedagógica do professor é preservada. Busca-se, desta forma, recursos que propiciem sala de aula como um espaço e um tempo de suspensão em que há lugar para as problematizações, reflexões, criações e interrupções, conforme defendido por Masschelein e Simons (2013). Nesta perspectiva, a prática pedagógica continua sendo o motor mobilizador do planejamento docente e a centralidade não é ocupada pelo uso (uso pelo uso) do recurso tecnológico em si mesmo. Para atingir o objetivo proposto, através de método dedutivo, busca-se analisar, a partir de recursos digitais já existentes e disponíveis gratuitamente, possibilidades de desenvolvimento de práticas pedagógicas docentes autorais. Mais especificamente, busca-se o desenvolvimento de práticas pedagógicas autorais a partir das possibilidades dos recursos digitais, como a realidade virtual (RV) e a realidade aumentada (RA), voltadas para o ensino de Ciências da Natureza. Além disso, avaliar a qualidade técnica dos recursos (facilidade de acesso e manuseio, idioma, ajuda, necessidade de instalação, acessibilidade — conforme critérios da WCAG —, utilização de dados, interface e etc. Os recursos pesquisados são apresentados a um grupo de professores, sujeitos da pesquisa intitulada "Possibilidades para a Educação 4.0 na Educação Básica", que avaliam a sua usabilidade e fornecem suas impressões ao grupo de pesquisa. A pesquisa aqui apresentada, bem como a referida na linha acima são desenvolvidas de forma articulada e tal articulação permite a realização de encontros mensais, via Google Meet, momento em que é exercitada a escuta dos professores em relação às práticas que eles vêm desenvolvendo, bem como os desafios, êxitos e demandas no delineamentos da pesquisa. Como produto final da pesquisa, disponibilizaremos um handbook sobre os recursos digitais e possibilidades para a educação básica em conjunto com os professores da escola Jean Piaget.

Palavras-chave


Recursos digitais. Práticas pedagógicas autorais. Ciências da Natureza.

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