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Produzir documentários no curso de Lazer: o desenvolvimento de um projeto com a linguagem audiovisual na educação profissional técnica de nível médio no IFRS
Andreza Castro Duarte, Juliana Battisti, Luísa de Vargas Fellin

Última alteração: 02-02-2022

Resumo


O objetivo deste trabalho é apresentar os resultados parciais do projeto de ensino intitulado “Linguagem audiovisual como projetora de temáticas relacionadas ao curso de Lazer no Campus Restinga”, o qual se propõe a oferecer espaços de estudo aprofundados sobre a linguagem audiovisual, bem como a produção de documentários a partir de discussões conectadas ao curso em questão. O projeto está sendo desenvolvido no Campus Restinga a partir dos pressupostos teóricos dos Multiletramentos (Rojo, 2012), os quais defendem que a escola deve trabalhar com diferentes modalidades de linguagem e oferecer aos seus participantes uma formação que lhes possibilite desenvolver seu protagonismo a partir da reflexão e discussão de temáticas significativas. O trabalho foi posto em execução, até o presente momento, com uma turma de primeiro ano do ensino médio integrado, em parceria com a disciplina de Linguagens. Essa parceria foi consolidada, pois compreendemos que o trabalho dessa área deve provocar um diálogo consistente sobre as relações entre língua e vida para que os estudantes possam ter a possibilidade de compreender diferentes tipos de textos e circular de forma mais confiante nas diversas práticas sociais que envolvem a linguagem (FILIPOUSKI; MARCHI; SIMÕES, 2009). As oficinas foram planejadas, realizadas e estão em fase de análise e replanejamento para futura oferta. Além disso, foram proporcionados encontros individualizados de orientação dos planos de cada grupo para a produção dos seus documentários. Pode-se perceber, nessa primeira oferta de oficinas, que a proposta de produção de documentários possibilitou uma interação acurada com diferentes tipos de textos, além de proporcionar a construção de um posicionamento crítico frente às temáticas do lazer, concretizados nas obras elaboradas pela turma. Por fim, os estudantes que participaram dessas formações puderam entrar em contato e se apropriar da gramática do audiovisual, além de repensar essa modalidade de linguagem que constitui fortemente o mundo contemporâneo. https://youtu.be/rY8Qr6Zoehk


Palavras-chave


audiovisual, documentários, lazer e cultura, linguagens.

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