Portal de Eventos do IFRS, 6º SALÃO DE PESQUISA, EXTENSÃO E ENSINO DO IFRS

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Ensino de Geografia e educação multicultural: uma perspectiva educacional freireana.
Adrielly Lemos Ferreira, Rozele Borges Nunes

Última alteração: 02-02-2022

Resumo


O presente trabalho vincula-se ao projeto de ensino intitulado “Leitura do espaço geográfico do município do Rio Grande a partir das experiências singulares dos alunos”, o qual tem por objetivo dinamizar as aulas teóricas da disciplina de Geografia I, através da percepção dos alunos do primeiro ano do curso integrado das turmas de Eletrotécnica, Refrigeração e Informática, com enfoque na realidade do município do Rio Grande. A proposta justifica-se na medida em que busca aproximar o conteúdo programático da disciplina aos contextos vivenciados pelos alunos. A problemática centra-se em renovar o conhecimento geográfico através das representações diversas associadas às experiências singulares dos alunos e suas práticas comunitárias. Para contemplar esse objetivo o projeto se embasa metodologicamente em referenciais da ciência geográfica com a finalidade de compreender os conceitos de espaço geográfico, paisagem, território, região e lugar. Assim como esses conceitos geográficos são essenciais para esse estudo é relevante alistar as pedagogias à realidade sociocultural dos alunos. Dessa forma é fundamental a compreensão dos conceitos de cultura, multiculturalidade e unidade na diversidade como forma de traçar caminhos que se pretende percorrer, com a finalidade de criar novas concepções fundadas no respeito às diferenças. Como abordagem prática os alunos realizaram registros visuais dos diferentes contextos. Nesse sentido ocorre uma diversidade de olhares e práticas cotidianas integradas ao conhecimento geográfico e que contribui para que as turmas se apropriem de contextos sociais diferenciados. Como resultados parciais, os trabalhos foram categorizados em quatro abordagens centrais para o estudo: o contexto vivido através da pesca artesanal, lugares de memória, espaço urbano fragmentado e o lugar como meio de reprodução da vida. A partir das fotos realizadas pelos alunos e de suas reflexões foi utilizado o método da memória visual para análise. No momento foram analisadas 63 fotografias (estão em processo de análise 46 registros e reflexões) e elaborado um mapa interativo para localizar a posição geográfica dessas imagens na plataforma do Google, com a extensão Google My Maps, com a intenção de interagir com essa compreensão territorial do município. Por fim, através da mediação entre o aporte teórico e prático com o uso das imagens os alunos teceram informações que permitem avançar na análise para compreender as práticas singulares de vivência com a pesca artesanal, o choque de contrastes que caracterizam o cotidiano urbano do centro e dos bairros, as relações de temporalidade com as narrativas singulares dos lugares de memória e as vivências culturais e cotidianas que caracterizam de forma única a relação dos alunos com os lugares do município.

Link da apresentação no YouTube: https://youtu.be/lp1wDBZ2BAE

Palavras-chave


Conceitos geográficos. Registros fotográficos. Vivências singulares.

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