Última alteração: 02-02-2022
Resumo
É inegável que a Matemática é considerada uma disciplina complicada por grande parte dos estudantes. Esse estigma cria uma forte resistência na construção do processo de aprendizagem e, consequentemente, muitas reprovações. No IFRS Campus Rio Grande, nota-se isso mais claramente nos alunos do primeiro ano do Ensino Médio Integrado, visto que a base da Matemática do Ensino Fundamental muitas vezes não é bem consolidada. Com base nestas informações, é desenvolvido o projeto de ensino PEMAT, que busca auxiliar estes alunos em seus aprenderes através de revisões de conceitos do Ensino Fundamental, visando metodologias e estratégias didáticas o mais dinâmicas e diversificadas possível. Também está sendo providenciado, através de atendimentos, suporte aos alunos matriculados em Matemática I no desenvolvimento das atividades relacionadas a esta disciplina. Devido ao cenário pandêmico que ocorre desde o início de 2020, as metodologias de ensino são constantemente reformuladas, porém a fim de facilitar o acesso dos estudantes às atividades propostas, busca-se utilizar espaços virtuais já conhecidos por eles. Logo, é utilizada a plataforma Google Meet para ministrar as aulas e atendimentos e como portfólio de materiais, a plataforma Google Classroom. Cada aula ministrada pela bolsista possui duração de 1h30 e, com o intuito de fixar o conteúdo de uma forma descontraída e divertida, são utilizadas as plataformas de aprendizado ‘Kahoot!’ e ‘Mentimeter’. Importante ressaltar que as plataformas mencionadas podem ser acessadas tanto pelo computador, quanto pelo celular, providenciando maior alcance dos discentes. Nos atendimentos, os estudantes podem esclarecer dúvidas referentes aos conteúdos trabalhados nas aulas do PEMAT ou nas de Matemática I. Em parceria com o PEMAT, também contamos com a colaboração do projeto de pesquisa “Laboratório de Matemática: Buscando estratégias para o aprender”, auxiliando na busca por diferentes ferramentas e ambientes de aprendizagem. Com esta colaboração, foi proposto um formulário para os alunos, buscando com o respectivo retorno, identificar as principais dificuldades e necessidades de aprendizagem e, assim, direcionar as atividades realizadas no PEMAT. Também foram disponibilizados tutoriais em vídeo, elaborados no projeto de pesquisa. Até o momento foram realizadas nove aulas do projeto: a primeira aula foi uma apresentação da proposta do projeto e, posteriormente, foram trabalhados os conteúdos de frações, números decimais, expressões numéricas, revisão sobre estes três conteúdos citados, potenciação, radiciação, novamente uma revisão, produtos notáveis e fatoração. Pretende-se nas próximas aulas realizar novas sondagens junto aos estudantes para verificar a eficiência das atividades promovidas para o processo de aprendizagem. Esperamos que, as atividades do PEMAT possam auxiliar os discentes em seus aprenderes e dificuldades, desconstruindo o tabu imposto de que a Matemática é tão complicada, para que eles possam ter maior aproveitamento desta disciplina no decorrer do Ensino Médio Integrado e ao longo do restante de sua trajetória de estudos.