Última alteração: 02-02-2022
Resumo
Ao longo da vida escolar muitos estudantes enfrentam dificuldades nos componentes curriculares voltados para as ciências exatas. No momento atual, em meio a uma pandemia, foram necessárias mudanças e adaptações para seguir com o ensino escolar, houveram vários desafios encontrados por parte dos docentes e discentes. Com isso, é importante encontrar um meio no qual proporcione aos estudantes oportunidades de reparar as dificuldades encontradas. Sendo assim, foi implementado o projeto de ensino Monitoria de Matemática para o Ensino Médio nos cursos técnicos integrados do IFRS – Campus Rolante, com ações de nivelamento e acompanhamento discente para solucionar as dificuldades enfrentadas pelos estudantes nos conteúdos trabalhados nas disciplinas de matemática e contribuir para a formação do estudante monitor. O projeto tem por objetivo visar uma melhoria no aprendizado dos estudantes, proporcionar oportunidades de reparar as dificuldades e aumentar os conhecimentos voltados para os componentes curriculares das ciências exatas, fortalecer as relações interpessoais com os demais colegas de diferentes cursos e possibilitar ao estudante monitor a experiência da prática pedagógica. A metodologia de trabalho desse projeto, em virtude da pandemia vivenciada, ocorre de forma remota, por meio da plataforma do Google Meet, com horários definidos para a realização das atividades, e o monitor fica disponível para ajudar os demais estudantes que possuem dúvidas. No decorrer do projeto, percebeu-se uma baixa procura dos estudantes em relação a monitoria, então foi elaborado uma pesquisa por meio de um formulário no google forms com perguntas elaboradas pelo estudante monitor, em conjunto com os docentes da área da matemática, e compartilhado pelos professores da área com os demais estudantes do campus. A pesquisa teve como objetivo entender melhor o perfil do estudante no ensino remoto, quais as dificuldades encontradas devido a pandemia em relação ao componente curricular de matemática, qual sua forma de acesso as aulas e atividades propostas pelos professores e quais eram as suas sugestões para um melhor aprendizado de forma remota. Analisando o questionário, percebeu-se que o curso com maior quantidade de respostas foi o curso técnico integrado em administração, a maioria dos alunos respondentes estão no segundo e terceiro ano do ensino médio, todos possuem wi-fi, sabem da existência da monitoria de matemática, procuram tirar dúvidas na maioria das vezes com os colegas, outros vídeos e atendimento com o professor, e em torno de cinquenta por cento possuem um planejamento de estudos. O projeto possibilita aos alunos oportunidades de buscar ajuda em suas dúvidas, oferece ao monitor uma experiência pedagógica, e como encaminhamento percebe-se que há uma necessidade de ações que busquem a permanência e êxito dos estudantes na instituição.
Link de apresentação: https://youtu.be/RHIA0UxM700