Tamanho da fonte:
LABPED: Laboratório Pedagógico de Experiências Educativas como espaço virtual de compartilhamento de saberes
Última alteração: 02-02-2022
Resumo
O LABPED - Laboratório Pedagógico de Experiências Educativas – é um projeto indissociável com fomento dos Editais do IFRS (29/2021) e do Campus Farroupilha (27/2020 e 57/2020). Trata-se de uma atividade de natureza qualitativa e fez uso da ferramenta teórico-metodológica Pesquisa (de)formação, um modo de pensar-fazer pesquisa de natureza participativa e formativa, promovendo a produção dos dados e a formação dos participantes. Idealizado no final de 2020, é tido por nós como um espaço de pesquisa, de ensino e de extensão, contribuindo para a formação inicial e/ou continuada dos nossos estudantes da área da Educação do IFRS Campus Farroupilha e da comunidade externa, que se dá através de diferentes estratégias, tais como: postagens semanais no Instagram do curso de Licenciatura em Pedagogia (pedagogia_ifrs.farroupilha) e do curso de extensão, que conta com mais de 350 inscritos, entre estudantes e professores de diferentes locais do país, o qual ambiciona envolver o aprender e o ensinar, contribuindo para o repertório pedagógico dos cursistas. O projeto parte da socialização dos saberes coletivos produzidos a partir das publicações coletivas, “Cartas ao professor iniciante” (2021) e “Notas sobre o brincar: experiências na constituição de uma brinquedoteca” (2021) organizada pela orientadora deste trabalho e desenvolvida pelo coletivo de professores ministrantes do curso de extensão referido. Além disso, conta com a parceria do Núcleo de Educação a Distância (Nead) do Campus. As atividades de extensão ocorreram entre março e novembro deste ano e se deram através de transmissões ao vivo (e gravações) disponíveis no Canal do Nead no Youtube (https://www.youtube.com/c/NEADIFRSFarroupilha) e contaram com intérpretes de LIBRAS. Realizamos ainda em cada encontro uma atividade de pesquisa por meio de um questionário on-line, onde acompanhamos as aprendizagens, expectativas e demais demandas dos nossos cursistas. Nos inspiramos em Paulo Freire que nos instiga a pensar sobre a curiosidade como inquietação ou procura de esclarecimento, refletimos que não haveria criatividade sem a curiosidade e deste modo, as ações desenvolvidas no projeto nos permitem apontar como resultados preliminares que o LABPED atingiu positivamente o seu público, sendo hoje uma referência de espaço formativo virtual para os nossos cursistas e para a comunidade que pode acessar o material produzido ao longo deste ano pelas redes apontadas. Temos ainda como meta final a publicação de um livro, que está sendo produzido pelos ministrantes e alguns cursistas, que contará com verbetes que foram movimentados como experiências educativas ao longo do projeto. https://www.youtube.com/watch?v=8OPA7tyZfkg
Palavras-chave
Formação de Professores; Currículos; Tecnologias em Educação Básica.
Texto completo:
PDF