Portal de Eventos do IFRS, 6º SALÃO DE PESQUISA, EXTENSÃO E ENSINO DO IFRS

Tamanho da fonte: 
Percepções dos jovens frente aos processos de formação profissional para o mundo do trabalho na atualidade
Daniela Boza, Josimar de Aparecido Vieira, Adele Stein Kuhn, Juliana Gonçalves Viegas da Fontoura

Última alteração: 22-11-2021

Resumo


Os avanços científicos e tecnológicos estão transformando a sociedade do trabalho na sociedade do conhecimento, com valorização crescente da educação e da qualificação profissional, acarretando profundas transformações nas relações de trabalho, crescentes exigências do setor produtivo, redução da oferta de vagas e empregos formais. Portanto, o objetivo desse trabalho é identificar quais são as demandas para processos de formação profissional a partir das percepções das juventudes e do contexto do mundo do trabalho na atualidade. Para tanto, realizou-se uma pesquisa bibliográfica e de campo realizada a partir de materiais publicados e de um estudo de caso, envolvendo 23 estudantes que frequentam os cursos de nível médio e técnico profissionalizante de diferentes instituições localizadas na região norte do estado do Rio Grande do Sul, que responderam a um questionário através da plataforma do google forms contendo 18 questões. Indagou-se os jovens sobre quais aspectos eles destacam no curso que estão frequentando que necessitam ser modificados para melhor lhes preparar para atuar futuramente no mundo do trabalho. As respostas apontam matérias mais pertinentes ao futuro, mais comunicabilidade, uma forma melhor de ensinar, ter algumas matérias a mais, como redação, economia, primeiros socorros e administração, mais atividades práticas, um melhor preparo para o mundo do trabalho, exclusão de matérias desnecessárias, ter materiais didáticos mais atualizados e qualidade no ensino. Conclui-se que o jovem deve ser preparado para a sociedade atual com uma formação profissional qualificada, cabendo as instituições de ensino, proporcionar essa mudança através do reconhecimento do processo pedagógico como um processo dinâmico, que ganha novas formas de adequação, contextualização, aplicabilidade e linguagem precisa. Somente assim, o aprendizado durante a escola será útil para que se possa enfrentar os desafios cotidianos da vida adulta.


Palavras-chave


Jovens. Formação profissional. Mundo do trabalho

Texto completo: PDF