Portal de Eventos do IFRS, 6º SALÃO DE PESQUISA, EXTENSÃO E ENSINO DO IFRS

Tamanho da fonte: 
A reinvenção da brinquedoteca do curso de Licenciatura em Pedagogia: estratégias inovadoras em tempos de pandemia
Iêda Ferreira de Souza, Samantha Dias de Lima

Última alteração: 02-02-2022

Resumo


‘A reinvenção da brinquedoteca do curso de Licenciatura em Pedagogia: estratégias inovadoras em tempos de pandemia’ do IFRS Campus Farroupilha dá continuidade ao projeto idealizado em 2019 e iniciado em 2020, em pleno período pandêmico, que buscava compartilhar a importância da pauta do brincar na formação de professores. De caráter indissociável, o projeto integra as dimensões do ensino, pesquisa e extensão, e neste ano propôs inovar as suas ações, considerando que estávamos ainda em ensino remoto. Deste modo, um dos objetivos do projeto foi construir um repositório pedagógico digital para uso do Curso de Licenciatura em Pedagogia e demais interessados da comunidade acadêmica, com vistas de partilhar a produção científica da Instituição, trocas de experiências e encurtar as distâncias físicas provocadas pela Covid-19 na socialização de materiais diversos acerca do brincar para potencializar a formação de professores. Neste sentido, nos associamos a ideia de uma educação dialógica, inspirada em Paulo Freire quando nos diz que o diálogo estabelece formação de senso crítico e sem esta comunicação não é possível haver educação.  O projeto é de natureza qualitativa e se filia à metodologia da Pesquisa (de)Formação ao fomentar ao mesmo tempo a produção de dados e a formação de docentes e discentes, oportunizando a elaboração de um diagnóstico acerca de formar e (de)formar os participantes. Ainda seguindo os preceitos freirianos, percebemos que o projeto ensina também pela ludicidade, com alegria e esperança em formarmos educadores comprometidos com a pauta do brincar. A pandemia mostrou que a escola se faz importante tanto para o desenvolvimento cognitivo, quanto para o desenvolvimento psicossocial da criança e do adolescente, deste modo como resultados preliminares podemos dizer que o projeto da brinquedoteca aproveitou os espaços virtuais disponíveis para acolher, dar suporte e fomentar atividades voltadas à Educação Básica (Educação Infantil e Anos Iniciais) a partir de postagens semanais no Instagram do curso de Licenciatura em Pedagogia (pedagogia_ifrs.farroupilha) e da materialização do repositório digital (pedadogiadigitalifrs.com.br) lançado no Dia do Professor, 15 de outubro.  Registramos ainda, que um outro resultado do projeto foram as parcerias firmadas com docentes de outras seis instituições: UFRGS, Univates, Unemat, IFSC e além das professoras do IFRS Campus Farroupilha, Campus Caxias do Sul e Campos Porto Alegre. LINK: https://youtu.be/jNaC2e2RvoQ


Palavras-chave


Brinquedoteca, Repositório, Pedagogia

Texto completo: PDF