Portal de Eventos do IFRS, 6º SALÃO DE PESQUISA, EXTENSÃO E ENSINO DO IFRS

Tamanho da fonte: 
A pesquisa no ambiente escolar: trajetória de um projeto piloto integrando o curso de pedagogia e escola pública
Letícia de Lemos Perin, Adair Adams, Volmir Boeira Tessaro

Última alteração: 15-12-2021

Resumo


Os desafios do cotidiano escolar e o acúmulo de funções da escola são temas bastante comuns quando nos referimos aos entraves da educação pública do nosso país. A partir do exposto e em busca de auxílio para solucionar a pouca participação dos educandos em atividades remotas no período de pandemia 2020 e 2021, e também a evasão escolar dos alunos dos anos iniciais do ensino fundamental, uma escola pública da rede municipal de ensino de Vacaria/RS, através de uma decisão em colegiado, apresenta suas adversidades ao IFRS – campus Vacaria. A resposta do campus foi por meio de um trabalho com estudantes do curso de Pedagogia – Licenciatura. Nessa perspectiva, esse estudo objetiva mostrar como foi proporcionado aos acadêmicos de licenciatura em Pedagogia o conhecimento do âmbito escolar, seus dilemas e vivências, promovendo uma ação conjunta entre escola e universidade. A metodologia usada é de uma pesquisa colaborativa de viés qualitativo e descritivo. Os acadêmicos participantes, juntamente aos professores da escola, foram apresentados através de reuniões on-line e os empasses referentes as aulas foram expostos. A escolha da sua dupla de trabalho (acadêmicos e professores), se deu por meio de afinidade/curiosidade pelo problema exposto pelo professor da escola, a intenção era que surgissem ideias para solucionar as defasagens apresentadas, onde ao final do componente curricular de Pesquisa em Educação os acadêmicos apresentassem seus relatos e pesquisas. Como resultados parciais destacam-se, o crescimento de ambas as instituições nos meios de pesquisa e solução de problemas na educação pública, justificando-se através do trabalho in loco de acadêmicos que, por muitas vezes, frequentaram a escola apenas como alunos e poderão tornar-se parte dessa escola através da sua contribuição enquanto professor/estagiário/pesquisador. Outrossim, é importante enfatizar que o vínculo entre instituição de ensino superior e escola pública criam elos capazes de aproximar, qualificar e estimular a formação inicial e continuada de professores, valendo-se assim da criação da realidade de professor pesquisador, capaz de estruturar e debater com propriedade a educação pública de qualidade.

 


Palavras-chave


Integração Escolar. Educação Pública. Qualidade de Ensino.

Texto completo: PDF