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Litera(c)ura: doses de leitura e escrita para a cidadania!
Morgana de Oliveira Souza, Laura Cristina Noal Madalozzo

Última alteração: 15-12-2021

Resumo


A leitura ainda não se tornou um hábito frequente para os brasileiros. Diversas pesquisas e intuições públicas, tais como a Pro Livro, já estudam esse fato e buscam desvendar os fatores que influenciam nessa triste realidade, além de promover ações que levem a cultura literária para a comunidade. Diante dessa constatação, o projeto de extensão “Litera(c)ura: doses de leitura e escrita para a cidadania”, surge com o propósito de promover, resgatar e difundir a leitura de obras clássicas e a escrita literária a fim de auxiliar a sociedade e proporcionar o bem estar dos sujeitos por meio da Literatura. Com a pandemia da COVID-19, fez-se necessário realizar uma adaptação das práticas propostas para que ocorressem de maneira remota. Assim, desde o início de setembro de 2020, muitas ações foram realizadas e outras continuam em andamento. Dentre as atividades encontram-se:  Clube de Leitura, Cine Debate, Oficinas de Escrita e de Conservação e Restauração de Livros, Sarau Literário e Concursos de Escrita Literária. A reestruturação das atividades para o formato virtual mostrou-se benéfica, não apenas por garantir a saúde dos participantes frente ao momento que passamos, como também por ampliar horizontes, uma vez que mais pessoas da comunidade externa puderam participar no conforto de suas casas. Por meio de divulgações nas redes sociais do projeto, foi alcançado um número maior de interessados, inclusive de outros estados do Brasil, agregando assim, novas culturas e visões para as discussões propostas. Ao final de cada encontro, é disponibilizado um formulário que garante horas certificadas para os participantes que obtiverem no mínimo oito horas de frequência. Os formulário também servem como uma forma de avaliação das atividades, pois solicita-se aos integrantes que emitam um julgamento sobre a qualidade dos encontros. Até o momento, obtiveram-se apenas respostas do tipo “muito bom” numa escala entre “ruim”, “regular”, “bom” e “muito bom”. Dessa forma, verifica-se que os resultados estão sendo muito positivos e satisfatórios. Ademais, também conseguiu-se constatar, por meio das atividades realizadas, que os participantes apresentaram melhorias na sua desenvoltura frente a outras pessoas, assim como mudanças positivas na sua leitura, dicção e senso crítico, resultados que vão ao encontro dos objetivos do projeto. Sabe-se que os atos de ler e escrever propiciam inúmeros benefícios para os sujeitos. Nesse sentido, acredita-se que, de fato, o projeto Litera(c)ura favorece o exercício da cidadania. Assim, as ações literárias podem ser excelentes formas de garantir o protagonismo social do cidadão e “a cura” para uma sociedade desigual e torpe.


Palavras-chave


Leitura. Escrita. Cidadania.

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