Portal de Eventos do IFRS, 6º SALÃO DE PESQUISA, EXTENSÃO E ENSINO DO IFRS

Tamanho da fonte: 
Monitoria Online para Assegurar a Permanência e Êxito durante o Ensino Remoto
Héctor Júlio Martins França, Eduardo Wenzel Brião

Última alteração: 02-02-2022

Resumo


A monitoria online é um modelo, no contexto pandêmico, que pode contribuir para a permanência e êxito dos estudantes do curso superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (TADS) do Campus Rio Grande, nos semestres inicias e nos componentes curriculares de maior carga horária. Com a presença social online e feedback contínuo pode se obter uma sensação de acolhimento, estreitamento de laços afetivos, trocas culturais e, no melhor caso, contribuir para a formação de uma comunidade virtual de aprendizagem. O curso do TADS está em processo de reformulação curricular para enfrentar alguns problemas, como a alta carga horária de algumas disciplinas e retenção de alunos. Os estudantes do atual curso enfrentam diversas barreiras, desde a carência de conhecimentos prévios (como matemática) até as habilidades e conhecimentos trabalhados no curso, tais como lógica, abstração, pensamento algorítmico, etc. Exercícios e atendimentos podem atenuar essas dificuldades, no entanto, ainda há uma taxa alta de retenção de estudantes, sobretudo nos semestres iniciais. O cenário se agrava nas condições de ensino não-presencial online conduzido por canais e instrumentos digitais. Os índices de aproveitamento das APNPs nestas três disciplinas não foi superior a 25%.

O objetivo principal deste projeto é de assegurar a permanência e êxito dos aprendizes nos semestres iniciais do TADS. Enquanto objetivos específicos e secundários, considera-se: a) Promover a aprendizagem colaborativa; b) Ofertar experiência de ensino aos estudantes que pretendem seguir uma carreira docente; c) Dar os primeiros passos para promover a formação de uma Comunidade Virtual de Aprendizagem ao redor dos conceitos básicos da computação; d) Fomentar o sentimento de pertencimento; e) Garantir vínculo através de laços afetivos; f) Potencializar trocas culturais, além de saberes e experiências.

Foi observado na disciplina de matemática discreta a existência de dificuldades para a compreensão dos conteúdos, portanto foi optado por encontros de atendimento junto ao material de apoio previamente selecionado para auxiliar o estudante na absorção do mesmo. Também em colaboração com o professor foi verificado periodicamente os alunos em situação de risco, aos quais não entravam a um determinado tempo no ambiente virtual de aprendizagem a fim de recuperá-los e evitar a sua evasão. Os resultados obtidos atendem as expectativas, alcançando 6% dos estudantes. Pretende-se realizar este procedimento semanalmente para mitigar o vácuo do ciberespaço que pode causar a sensação de solidão e enfraquecimento do vínculo dos estudantes com a disciplina e instituição, sobretudo no contexto atual de pandemia.


Vídeo apresentação: https://www.youtube.com/watch?v=53nkVme_MCA


Palavras-chave


Monitoria. Ensino não presencial. Ambiente virtual de aprendizagem.

Texto completo: PDF