Portal de Eventos do IFRS, 6º SALÃO DE PESQUISA, EXTENSÃO E ENSINO DO IFRS

Tamanho da fonte: 
Monitoria online para contribuição da manutenção, estabilidade e sucesso dos alunos: Estudo de caso: Estatística
Cristiano Dziekaniak Ferreira, Eduardo Wenzel Brião

Última alteração: 02-02-2022

Resumo


Atualmente, diante do contexto pandêmico, a monitoria online pode contribuir para a manutenção, estabilidade e sucesso dos estudantes o curso superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (TADS) do Campus Rio Grande, no que diz respeito aos semestres iniciais, com carga horária considerável. Considerando o aluno, para obtenção de sensação de acolhimento e proximidade de laços afetivos, compartilhamento de experiências culturais e, no melhor caso, contribuir para a formação de um grupo ou comunidade virtual de aprendizagem, a presença social online e resposta/readequações contínuas, podem ser exitosas diante desse processo.

O curso do TADS está em processo de reformulação curricular para enfrentar alguns problemas, como a alta carga horária de algumas disciplinas e retenção de alunos. Os alunos do TADS esbarram em desafios como carência de conhecimentos prévios, habilidades e conhecimentos inerentes ao curso como lógica de programação, abstração, etc. O uso de recursos pedagógicos como exercícios e atendimentos pode suavizar tais barreiras. No entanto, existe uma taxa relevante de retenção de estudantes, principalmente nos semestres iniciais. Este quadro se complica no ensino não presencial online, com o uso de canais e instrumentos digitais. Os índices de aproveitamento das APNPs nestas disciplinas não foi superior a 25%.

Assim, este trabalho tem como objetivo fortalecer a manutenção/estabilidade e sucesso dos estudantes dos semestres iniciais do TADS. Os objetivos secundários deste trabalho são: promover a aprendizagem colaborativa; ofertar experiência de ensino voltados para carreira docente; criação de uma Comunidade Virtual de Aprendizagem ao redor dos conceitos básicos da computação; fomentar o sentimento de pertencimento; garantir vínculo através de laços afetivos; potencializar trocas culturais.

Como monitor na disciplina de fundamentos da estatística, aderi como método de abordagem a interação de aluno para aluno, a opção inicial foi através de e-mail, procurando saber o motivo da evasão de alunos, os quais alguns se quer haviam acessado a disciplina através do AVA. Colocando em prática e quebrando o paradigma de interação de aluno e professor, tornando-me uma espécie de intermediador. Logrando em êxito parcial, pois de cinco alunos evadidos, obtivemos o retorno de três, mediei o diálogo direto com o professor, conseguindo assim um tempo extra para que os mesmos concluíssem as atividades pendentes.
Posteriormente foi criado um grupo de monitoria e auxílio, realizamos encontros semanais ou assim que surgir alguma dúvida.

Este procedimento será realizado semanalmente para aliviar a lacuna do ciberespaço que pode causar sentimento de desamparo e declínio do vínculo dos estudantes com o componente curricular e a instituição.

 

Link do vídeo:  https://youtu.be/AQaM-QKgNZM


Palavras-chave


Monitoria, pesquisa, ensino remoto, TADS.

Texto completo: PDF