Portal de Eventos do IFRS, 6º SALÃO DE PESQUISA, EXTENSÃO E ENSINO DO IFRS

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A experiência do IF Mais Empreendedor em um comércio de alimentos prontos em Viamão - RS
Diego da Rosa dos Santos, Priscila Silva Esteves, Daiane de Jesus França, Danilo Mattes Navarro Filho

Última alteração: 15-12-2021

Resumo


A pandemia de COVID-19 trouxe uma nova realidade e forma de organização para o comércio e serviços. Neste sentido, muitas empresas desses setores foram afetadas diretamente pelas restrições à mobilidade e consequente redução de demanda. O IF Mais Empreendedor é uma ação de extensão que visou auxiliar empresas afetadas pela pandemia, este relato aborda a experiência dessa ação em um empreendimento de alimentos prontos da região metropolitana de Porto Alegre. A empresa objeto da ação é uma churrascaria que surgiu do desejo do pai da empreendedora de ter um negócio da família após se aposentar. Inicialmente era uma loja, que foi dividida entre os dois irmãos. A loja em questão funciona no sistema pegue e leve e trabalha com comidas prontas, basicamente churrasco, com o acréscimo de outros pratos sazonais. O método utilizado partiu de um mapeamento das necessidades da empresa, a definição das prioridades e, enfim, a aplicação do plano de ação e acompanhamento. O mapeamento foi realizado em reuniões com a empreendedora e levou em consideração quatro grandes eixos de análise organizacional: marketing, gestão de pessoas, operação/produção e finanças. Durante o contexto da pandemia, a empresa viu suas vendas caírem em cerca de 68%, o que resultou em um desequilíbrio financeiro. Dois pontos frágeis foram encontrados a partir das informações prestadas pela empreendedora: (1) Marketing – a total ausência da empresa em veículos digitais e outras vitrines virtuais dificultava a penetração do produto ao público alvo. Devido ao surgimento de concorrência e a súbita queda de demanda, era imprescindível que a marca se colocasse como opção para o consumidor que busca este tipo de serviço; (02) Finanças – existe a possibilidade de o problema financeiro ter sido uma consequência direta do problema com marketing. Entretanto, a forma como é realizado pela empresa carecia de uma sistematização que tornasse sua gestão mais clara e eficiente, podendo, portanto, ter colaborado com a situação de desequilíbrio. Com isso, dois planos de ação foram estabelecidos para recuperar o equilíbrio da empresa, iniciando pelas finanças e encerrando com um plano de Marketing. No primeiro eixo, o plano priorizou o controle das receitas e despesas, a separação de resultados pessoais e da empresa, avaliação dos custos (maquinas de cartão e fornecedores) além de implementar o cálculo de indicadores financeiros de rentabilidade e lucratividade. No segundo eixo, a ação focou no gerenciamento das redes sociais, criação de identidade visual, promoção e penetração em ambiente virtual e posicionamento digital.

 


Palavras-chave


Pandemia. Consultoria. IF Mais Empreendedor. Plano de ação.

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