Portal de Eventos do IFRS, 6º SALÃO DE PESQUISA, EXTENSÃO E ENSINO DO IFRS

Tamanho da fonte: 
ETCast Estudantes talk
Manuella Colling Viegas, Cláudio Antônio Cardoso Leite, Maria Clara Matos Goulart, Amanda Gisele Rodrigues

Última alteração: 02-02-2022

Resumo


O ETCast - Estudantes talk – IFRS Canoas se constitui como um conjunto de ações que resultam em publicações na internet, em plataformas virtuais, formando uma rede de repositórios de conteúdos virtuais.

Este projeto tem como objetivo principal utilizar as redes sociais na área educacional como ferramentas complementares à aula tradicional, além disto, construir repositórios virtuais e de fácil acesso proporcionando o conhecimento para estudantes de outras redes escolares e também criar diferentes formas de avaliação de aprendizagem, motivando o aluno a aprimorar o seu aprendizado escolar.

Os produtos são podcasts que contém conteúdos desenvolvidos e concebidos pelos estudantes dos cursos técnicos integrados ao Ensino Médio do IFRS Canoas, através de trabalhos acadêmicos (áudios e vídeos) tratando de diversos temas, mormente os relacionados aos campos da Sociologia e da Filosofia.

Os produtos serão elaborados a partir de diferentes formatos e das artes visuais em geral, promovendo a divulgação dos conteúdos através de debates, seminários, narrativas de ficção, música e curtas-metragens, dentre outras formas de expressão artística e cultural, escolhidas pelo critério de protagonismo juvenil dos estudantes.

Os professores envolvidos orientarão os estudantes das disciplinas de Sociologia e Filosofia a produzirem arquivos de áudio e vídeo em formato de podcast que serão feitos através de trabalhos em grupos avaliados pelos professores. Os arquivos de vídeo serão postados na plataforma do YouTube, os arquivos de áudio nas plataformas Anchor e Spotify, a divulgação ocorrerá nas redes sociais Instagram e Facebook.

Como o projeto iniciou há pouco tempo, os resultados finais ainda não foram obtidos, pois ainda está na fase de produção dos artefatos audiovisuais.

O projeto pretende motivar os estudantes a buscar diferentes formas de aprendizagem das disciplinas de sociologia e filosofia, proporcionando oportunidade para se expressarem artística e culturalmente. Contribuindo para um ensino mais inovador.

Ao proporcionar diferentes oportunidades de expressão artística e cultural, o projeto pretende motivar os estudar a buscarem formas variadas de aprendizagem nas disciplinas de Sociologia e Filosofia e, assim, contribuir para um ensino mais inovador.


https://youtu.be/gnzTgpFtALA

 



Palavras-chave


Vídeos, áudios, podcasts

Texto completo: PDF