Portal de Eventos do IFRS, 6º SALÃO DE PESQUISA, EXTENSÃO E ENSINO DO IFRS

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Estratégias e recursos de apoio ao ensino à educação profissional e tecnológica: uma apresentação do projeto de ensino
Leandro Brancalione, Ana Sara Castaman, Maria Isabel de Sousa Bezerra

Última alteração: 13-12-2021

Resumo


Resumo: Este trabalho desenvolveu-se sob o propósito de apresentar informações relacionadas ao projeto de ensino “Estratégias de apoio ao ensino à Educação Profissional e Tecnológica”, desenvolvido no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Sertão. Para tanto, utilizou-se de técnicas de pesquisa de caráter bibliográfico e documental no que tange a análise da sobre a proposta, o histórico e a execução das atividades desenvolvidas entre 2015 e 2020, assim como da observação participante das atividades de 2021. O referido projeto desenvolve-se a partir de atividades contínuas de auxílio e orientação a docentes e discentes em relação ao conhecimento, ao acesso e à utilização de ferramentas, elaboração de estratégias e metodologias diversas – inclusive virtuais – objetivando contribuir à eficiência do processo ensino – aprendizagem na Educação Profissional e Tecnológica do IFRS — Campus Sertão. As ações desenvolvidas pelo referido projeto decorrem de um planejamento dialógico e integrado entre os bolsistas e a coordenadora, desde a realização de pesquisas para fins de conhecimento das demandas, sistematização e construção das proposições e do material, até a elaboração do cronograma e métodos de execução. O material de orientação (vídeos, textos, áudios e outras formas de apresentação, sugestão e utilização das ferramentas e metodologias) é armazenado no Drive (Gmail) do projeto e disponibilizado à comunidade acadêmica – Campus Sertão – via e-mail. Para o público em geral, este material disponibiliza-se por meio do canal YouTube (Projeto de Ensino de Apoio à EPT) e no perfil Quizlet (EPTSERTAO). A importância deste projeto tornou-se mais nítida quando da necessidade de utilização das ferramentas virtuais durante o ensino remoto imposto pela pandemia COVID-19. As habilidades de utilização das ferramentas virtuais tornaram-se fundamentais e “obrigatórias” ao desenvolvimento do processo educacional (moodle, meet, construção coletiva de arquivos). Além do envio e da disponibilização dos materiais de orientação, o projeto ensino mantém canais de contato direto para esclarecimento de dúvidas e envio de sugestões por e-mail e Facebook. Em suma, este projeto contribui diretamente à inclusão profissional, científica e tecnológica gratuita de qualidade, bem como à superação das igualdades sociais intrínsecas à Missão, Visão e aos Valores do IFRS, a partir do compromisso social educacional que desafia o mundo à sua eficiência e eficácia de forma mais complexa no contexto pós COVID-19.


Palavras-chave


Educação profissional e tecnológica. Ensino remoto. Estratégias de ensino.