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Diálogo e antítese: relações entre ciência e fé
Fernanda Neumann Machado, Cláudio Antônio Cardoso Leite

Última alteração: 15-12-2021

Resumo


O projeto diálogo e antítese: relações entre ciência e fé visa promover um diálogo respeitoso entre a fé e a ciência dentro do ambiente acadêmico, estimulando a formação de profissionais honestos intelectualmente, que se desejarem, podem ser íntegros com sua fé, hábeis a lidar com a temática dentro do ambiente profissional e acadêmico. De acordo com uma pesquisa realizada na UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul sobre a situação da religião na universidade a partir da perspectiva dos atores do ambiente acadêmico mostrou que 27,9% dos entrevistados consideram a relação entre ciência e religião como complementar, e 26,7% consideram como uma relação conflituosa. Esses dados nos mostram que a relação entre ciência e religião é algo presente na vida dos atores que convivem no meio acadêmico. Porém, segundo alguns autores, temas inerentes a tal presença, como espiritualidade, religião e fé são vistos como proibidos. Trata-se de uma espécie de tabu em que aqueles que possuem crenças desse tipo são levados a uma espécie de transformação dessa situação em informação identitária. Dessa forma, o projeto busca fomentar, através de encontros mensais, realizados de forma online, o respeito à fé do próximo e a abertura ao diálogo saudável entre diferentes crenças, respeitando opiniões e pontos de vista diferentes. Ao iniciar o projeto, foram aplicados dois questionários, o primeiro objetivando a realização  das inscrições dos participantes interessados e o segundo possibilitou a identificação do perfil dos inscritos. Ressalta-se que o número total de inscritos foi de 42 pessoas. Além disso, o projeto conta com uma diversidade religiosa bastante significativa, abrangendo públicos de diferentes segmentos cristãos, ateus, espíritas, agnósticos, judeus, sem religião, dentre  outros. Durante os encontros, são realizados debates entre os participantes, os quais possuem tempo de fala para expor seus pensamentos, de forma que todos possam trazer suas perspectivas, com base em leituras previamente indicadas. Após o primeiro encontro online realizado, diversos participantes sinalizaram via e-mail a satisfação em relação ao projeto e principalmente à proposta de um espaço para o diálogo. Visto que o projeto ainda está em andamento, é possível identificar, de forma preliminar, que o espaço proposto para um diálogo aberto e sem restrições possibilitou a interação entre comunidades de diversos locais diferentes e a troca de ideias entre pessoas com opiniões distintas, sem julgamentos e críticas. Finalmente, outro aspecto importante deste projeto é o fomento do espírito crítico dos estudantes, mostrando que até mesmo na academia não se deve aceitar tudo como verdade de forma dogmática, mas questionar e analisar os fatos, ideias e conceitos.


Palavras-chave


Fé. Ciência. Religião.

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