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MOMENTOS INICIAIS DA INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA: O GRUPO Unicamp
Jaciara Francisco, Marcelo Vianna

Última alteração: 11-01-2021

Resumo


Com a possibilidade de difusão das tecnologias computacionais de forma mais ampla na sociedade brasileira durante a década de 1980, muito devido à redução dos custos de tais tecnologias e o interesse em utilizá-las para além das grandes corporações, uma das áreas que recebeu grande atenção por parte do Estado brasileiro foi a Educação. Em parceria com universidades públicas, o Estado deu início, em 1983, ao Projeto Educação com Computadores (EDUCOM), concebido para iniciar pesquisas que investigassem as possibilidades entre os campos da Educação de 1º e 2º grau e da Informática, bem como traçar diretrizes para uma futura Política de Informática na Educação. A aproximação desses campos, até então inédita no Brasil, também foi objeto de interesse da Grande Imprensa do país, que divulgou tais experiências, preocupada em informar seus leitores sobre novidades e debates do campo da Informática. Portanto, essa pesquisa tem como objetivo, apresentar os resultados preliminares de um estudo prosopográfico em andamento, que visa identificar os perfis dos profissionais envolvidos no Projeto EDUCOM, sendo esses, pioneiros na utilização de tecnologias computacionais na Educação de crianças e jovens. O grupo a ser analisado inicialmente, foi composto por sujeitos que participaram dos momentos iniciais da implementação do Projeto EDUCOM na Universidade Estadual de Campinas - Unicamp, uma das cinco universidades selecionadas para receberem um dos centros-piloto do Projeto. A coleta de dados se deu através de fontes disponíveis na web, como os acervos dos jornais O Estado de S. Paulo, O Globo e Jornal do Brasil, Currículo Lattes, perfis acadêmicos em sites da própria universidade e entrevistas concedidas à universidades, blogs e revistas, sendo analisadas através de bibliografias específicas sobre a prosopografia, a História da Informática, Informática Educativa e do Brasil. Nossos resultados preliminares apontam que o grupo atendeu à proposta de interdisciplinaridade, reunindo profissionais das mais diversas áreas, como Ciências Sociais, Educação, Engenharias, Psicologia e Pedagogia, congregando profissionais que já se dedicavam a pesquisas para entender os usos e efeitos do uso do computador na Educação. Sendo assim, as pesquisas na Unicamp foram desenvolvidas por cientistas com um conjunto de conhecimentos na área já em curso, proporcionando com isso maior agilidade na implementação do Projeto na universidade. Muitos dos profissionais que deram início aos estudos da Informática na Educação na Unicamp já na década de 1970 ou através do Projeto EDUCOM, seguiram pesquisando essa relação, contribuindo em grande medida para os debates das décadas seguintes.

Palavras-chave


Projeto EDUCOM; Prosopografia; Informática na Educação.

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