Portal de Eventos do IFRS, 5º SALÃO DE PESQUISA, EXTENSÃO E ENSINO DO IFRS

Tamanho da fonte: 
Conexão e Interação: o Conversation Club como espaço de contato entre os membros da comunidade do IFRS-Campus Osório
Clarice Maria de Sousa Portela Germann Teixeira, Débora Almeida de Oliveira

Última alteração: 26-01-2021

Resumo


O presente trabalho tem por objetivos relatar as experiências vivenciadas ao longo do projeto Conversation Club no novo contexto de pandemia do COVID-19. O Conversation Club é um projeto de ensino voltado para os discentes, docentes e técnicos do Instituto Federal do Rio Grande Sul, campus Osório, que visa oportunizar a prática da oralidade em língua inglesa através de oficinas de conversação mediada por um aluno bolsista da instituição, bem como pelos membros participantes. O projeto parte da realidade do campus Osório, que possui cursos de nível superior e médio - como Letras Português/Inglês, Análise e Desenvolvimento de sistemas, bem como o Ensino Médio Integrado - que têm a língua inglesa como componente da grade curricular. A presença da língua inglesa nos cursos gera uma necessidade por parte dos alunos de praticarem a habilidade de fala em contextos diferentes da sala de aula, levando em conta que a habilidade oral pode ser considerada a habilidade que mais evidencia o grau de complexidade da cognição humana (MOTA; BERGSLEITHNER; WEISSHEIMER, 2011). Além disso, devido o novo contexto de interação estabelecido por conta da pandemia, um ambiente de interação entre os membros do campus se faz de grande relevância para a manutenção do vínculo entre a comunidade e a instituição. Sendo assim, o Club busca proporcionar esse espaço de interação, prática e conexão entre os membros da comunidade do campus a partir de oficinas baseadas em tópicos previamente combinados com os participantes. Os encontros são realizados semanalmente por meio de uma plataforma de reuniões virtuais e conta com quinze membros participantes, sendo composto por alunos do EM, ensino superior e servidores do campus. A metodologia dos encontros leva em consideração que o envolvimento ativo na escolha e desenvolvimento dos tópicos estimula a autonomia e as habilidades orais em língua inglesa. Diante disso, cada participante possui a chance de apresentar um tópico de seu interesse e mediar a conversa com os demais colegas. O projeto ainda se encontra em andamento e já apresenta resultados positivos em relação à assiduidade e participação dos membros ao longo dos encontros, que versam sobre tópicos diversos e refletem a variedade presente no grupo. O Club, nesse sentido, se configura como um espaço relevante de interação em língua inglesa, ao mesmo tempo que promove a prática do idioma, estabelece o vínculo e a conexão entre os membros do campus.

Palavras-chave


Língua Inglesa. Ensino. Conversação.

Texto completo: PDF