Última alteração: 26-01-2021
Resumo
O projeto de ensino intitulado “Rumitech – grupo de estudos sobre inovações tecnológicas na produção de ruminantes”, tem a finalidade de motivar os alunos do IFRS – Campus Sertão a busca por a leitura, seleção e análise metodológica de artigos científicos recentemente publicados na área de produção animal que envolvem inovações tecnológicas. O objetivo geral desta ação é servir de apoio extracurricular aos estudantes interessados em uma complementação na sua formação na temática inovações tecnológicas para a produção animal. Já os objetivos específicos são: motivar os estudantes à leitura, seleção e análise metodológica de artigos científicos recentemente publicados na área de produção animal envolvendo inovações tecnológicas; proporcionar a oportunidade de fortalecer os vínculos sociais e profissionais entre egressos, discentes e docentes envolvidos do IFRS – Campus Sertão e de outras IES parceiras e/ou com potencial para a realização de convênios e parcerias; adquirir/reforçar conhecimentos relacionados à inovação tecnológica e produção animal; colocar em prática os saberes adquiridos em sala de aula e; desenvolver o senso crítico nos discentes. O projeto teve início no mês de setembro de 2020. Foi criado um perfil na rede social Instagram onde são postados semanalmente inovações tecnológicas relacionadas à bovinocultura de leite. Até o momento foram abordados os seguintes assuntos: ordenha robotizada - vantagens e desafios; tecnologias de detecção de estro – monitores de atividade como pedômetros, coleiras e brincos, raspadinhas, bastão de tinta e biossensores de progesterona no leite; diferenças entre o leite A1 e A2 e a oportunidade que o mercado está demonstrando de crescimento de demanda no consumo do leite A2; sistema de produção Compost Barn seu conceito, vantagens e manejo; genômica na bovinocultura de leite como um acelerador do melhoramento genético . O projeto apresenta resultados parciais positivos, representados pelo crescente número de seguidores e por estar proporcionando uma alternativa extracurricular para a formação integral dos discentes.