Portal de Eventos do IFRS, 5º SALÃO DE PESQUISA, EXTENSÃO E ENSINO DO IFRS

Tamanho da fonte: 
WhatsAVA: ambiente virtual de aprendizagem inspirado no whatsapp
Pedro Edom Nunes, Márcio Josué Ramos Torres

Última alteração: 26-01-2021

Resumo


O cenário global de pandemia, enfrentado atualmente por todos os seres humanos, emergiu por questões educacionais esquecidas dentro da sociedade pré-pandemia. Nesse sentido, o desenvolvimento de tecnologias que auxiliem as mais diferentes áreas da comunidade acadêmica é uma necessidade eminente dentro do cenário observado em nosso país. Sob esse viés, surgiu o desenvolvimento do projeto de ensino “Prática dos Saberes de Informática para Internet em atividades interdisciplinares, intercursos e/ou interinstitucionais“, com o fito de realizar o desenvolvimento de uma aplicação para smartphone que possui o objetivo de auxiliar o discente durante o seu processo de aprendizado fora do âmbito escolar, realizando o uso de tecnologias digitais. Diante disso, iniciou-se o processo de desenvolvimento de um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) que facilite o acesso do aluno a diversas ferramentas digitais de aprendizagem. Com isso, teve início o processo de criação da interface da aplicação, por intermédio da utilização da ferramenta Figma, editor gráfico de vetor e prototipagem de projetos de design baseado principalmente no navegador web. Paralelamente, observou-se a necessidade do aplicativo possuir um design intuitivo e de fácil entendimento do usuário. Por conseguinte, o processo de criação da interface baseia-se na Lei de Jakob, conceito instituído por Jakob Nielsen, no qual possui-se uma interface familiar ao usuário como modelo para nova aplicação a ser desenvolvida, o aplicativo de mensagens WhatsApp, mundialmente conhecido. Inicialmente, realizou-se o estudo das funcionalidades requeridas para otimizar e aperfeiçoar a experiência já existente pelo estudante dentro de outros AVAs. Nessa perspectiva, deu-se início ao processo, não só, de criação da tela principal da aplicação, mas também, do ambiente destinado a publicação de recursos pelos docentes para os discentes, de maneira a facilitar o acesso ao conhecimento e a comunicação entre ambas as partes da aplicação. Futuramente, será realizado o estudo das necessidades requeridas pelo professor com o intuito de desenvolver uma interface para o aplicativo que atenda à todas as necessidades do docente, proporcionando uma aplicação completa, prática e intuitiva para todos os usuários.

Palavras-chave


Aplicativo, AVA, Interface

Texto completo: PDF