Portal de Eventos do IFRS, 5º SALÃO DE PESQUISA, EXTENSÃO E ENSINO DO IFRS

Tamanho da fonte: 
AFINAL, QUEM ESTUDA NO IFRS? - APONTAMENTOS INICIAIS SOBRE O PERFIL DAS E DOS ESTUDANTES DO CAMPUS PORTO ALEGRE
Pedro Luiz Vianna Osorio, Sabrina Letícia Couto da Silva, Lucas da Cunha Almeida, Helen Scorsatto Ortiz, Renata Dias Silveira, Aline Ferraz da Silva

Última alteração: 06-01-2021

Resumo


A pesquisa teve como objetivo conhecer o perfil dos estudantes da instituição no que tange à questões socioeconômicas, educacionais, culturais e ambientais, buscando fornecer subsídios que auxiliem em ações para a expansão e melhoria da qualidade do ensino oferecido e para (re)pensar políticas institucionais e estratégias que sejam mais eficazes para ingresso, inclusão, permanência e êxito dos estudantes. A coleta de dados foi realizada no segundo semestre de 2019 através da aplicação de questionário misto (perguntas abertas e fechadas) contendo 99 questões distribuídas em 9 seções. A amostra pesquisada contempla os dados de 380 estudantes, de um universo de cerca de 2000 estudantes regularmente matriculados no campus, que responderam ao questionário. A margem de erro é de 5% e nível de confiança de 95%. Os dados coletados nos permitiram desenhar algumas linhas gerais sobre o perfil, sendo que esse trabalho está focado em três seções: “Perfil Básico”, “Trajetória Escolar” e “Vida Acadêmica e Dificuldades Estudantis”. Será apresentado um apanhado demográfico e realizados apontamentos sobre a relação estudante-instituição. Preliminarmente, têm-se que o perfil demográfico dos estudantes do IFRS campus Porto Alegre é, majoritariamente, brasileiro (99,7%), cisgênero (96,6%), feminino (61,8%) e branco (59,7%). Foram observados elevados percentuais de estudantes oriundos da escola pública (70,3% no Ensino Fundamental e 75% no Ensino Médio) e que trabalharam durante a educação básica, em especial durante o Ensino Médio (56,6%), seja pela própria independência financeira (56,3%) ou para ajudar em casa (54,0%). Ainda assim, grande parte não precisou se afastar dos estudos no ensino básico (76,3%) e teve a oportunidade de cursar alguma formação profissional ou superior antes de ingressar no IFRS (65,5%). Em relação ao IFRS, metade dos respondentes cursa ensino técnico subsequente ao Ensino Médio (52,6%) e ingressou via acesso universal (51,1%), e por causa da gratuidade (78,7%) e qualidade (65,8%) da instituição. Apesar das dificuldades financeiras (36,8%), emocionais (29,5%) e familiares (20%), e de alguns já terem cogitado abandonar o curso (49,1%), quase todos estudantes se identificam parcial (50%) ou totalmente (47,1%) com o currículo de seu curso. Estas e outras informações resultantes das análises dos dados podem ajudar a entender as relações dos estudantes com o IFRS campus Porto Alegre e indicar estratégias que a instituição pode adotar a fim de garantir um ensino gratuito e de qualidade para e com todos, o que se torna mais eficiente no momento em que se conhece qual o público que está sendo atendido.


Palavras-chave


IFRS. Questionário. Perfil do aluno.

Texto completo: PDF