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Rap 3.0 – reasoning and programming: treinando para competições de programação e construindo aplicações
Guilherme Alves da Silva, Ricardo Luis dos Santos, Leonardo Fochesato Michelon

Última alteração: 26-01-2021

Resumo


Raciocínio lógico e um bom embasamento sobre a construção de algoritmos são essenciais no desenvolvimento de softwares​ ​ úteis e com qualidade. Com essa premissa, o projeto RAP 3.0 - Reasoning​ ​ and Programming: Treinando para Competições e Construindo Aplicações é desenvolvido pelo seu quarto ano, com foco em estudantes do Curso Técnico em Multimídia Integrado. Espera-se que seus participantes possam aprimorar o raciocínio lógico, explorar novas tecnologias, linguagens e técnicas não abordadas nos componentes curriculares regulares e envolver-se ativamente com todo o processo de desenvolvimento de aplicações, desde a idealização até a implementação, motivando liderança e trabalho em equipe. Além disso, são planejados encontros semanais, que têm por objetivo o aprendizado de linguagens e tecnologias, como por exemplo, o framework Django integrado a linguagens como HTML, CSS e JavaScript para a construção, estilização e atribuição de funcionalidades dinâmicas às páginas Web, e ferramentas como o SGBD MySQL para o desenvolvimento web, assim como as linguagens de programação Java e Dart, para o desenvolvimento de aplicativos para dispositivos móveis. Entre os softwares ​ oriundos do projeto e já disponibilizados para a comunidade acadêmica ou em fase final de desenvolvimento estão: o site ​ da Semana Acadêmica do IFRS - Campus ​ Vacaria (http://semac.vacaria.ifrs.edu.br), cuja função é facilitar o gerenciamento de inscrições e presenças no evento, bem como das inscrições, submissões e avaliações do IV Salão de Ensino, Pesquisa e Extensão do IFRS - Campus ​ Vacaria; e o IFApp, aplicativo que visa facilitar a comunicação entre a instituição e a comunidade acadêmica contando com recursos para divulgação de eventos, calendário acadêmico, horários semanais e calendário de avaliações das turmas. Há ainda outras aplicações planejadas, como o Clash ​ of Students,​ para permitir, aos professores, o gerenciamento eficiente de bancos de questões e um software ​ para facilitar a organização de horários das aulas. O projeto ainda está em desenvolvimento e já trouxe resultados positivos, especialmente no desenvolvimento de aplicações. Espera-se que com os encontros destinados ao aprendizado das tecnologias citadas, os alunos tenham liberdade para criar aplicações de uso tanto da comunidade interna quanto da  externa.


Palavras-chave


Programação; Aplicativos; Software;

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