Última alteração: 06-01-2021
Resumo
O ensino superior apresenta especificidades no contexto do ensino-aprendizagem, especialmente considerando o processo de expansão e democratização da oferta de vagas que aconteceu nos últimos anos. Em vista disso, a literatura aponta que o perfil dos estudantes e o contexto do ensino aprendizagem modificou-se, demandando a realização de estudos que compreendam como se configura essa realidade. Este trabalho descreve os resultados de uma pesquisa que objetivou identificar as percepções de estudantes acerca das dificuldades vivenciadas na realização do curso superior. Participaram do estudo 293 estudantes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Erechim, dos cursos de Engenharia Mecânica (41,82%), Engenharia de Alimentos (21,82%), Tecnologia em Design de Moda (10,91%) e Tecnologia em Marketing (25,45%), sendo 127 mulheres e 148 homens, com idade média de 24 anos (± 7,15). Após prévia aprovação do projeto pelo Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos, os estudantes responderam coletivamente, em sala de aula, a um questionário que buscou descrever suas percepções acerca das dificuldades vivenciadas na realização do curso superior. O conteúdo dos questionários foi analisado por meio da Análise de Conteúdo. Cerca de 73% dos participantes declararam possuir dificuldades de aprendizagem na realização do curso superior. Tais dificuldades foram atribuídas a questões didático-pedagógicas, dificuldades pessoais na compreensão dos conteúdos, grau de dificuldade da matéria, falta de motivação, falta de tempo para estudar e deficiência em conteúdos prévios. Tratando-se de reprovações, 48% dos participantes declararam já ter reprovado pelo menos uma vez, sendo que, destes, cerca de 60% reprovaram em mais de quatro disciplinas. O motivo mais associado às reprovações diz respeito à questões relacionadas à motivação para os estudos e, consequentemente, a constatação de que há falta de contato com os conteúdos para a apropriação dos conhecimentos. As reprovações também foram atribuídas a questões didático-pedagógicas; dificuldades de aprendizagem e compreensão dos conteúdos; falta de tempo para os estudos; problemas pessoais; grau de dificuldade da matéria; problemas de atenção; e, ansiedade na realização de provas, respectivamente. Frente aos resultados observados neste estudo, compreende-se que o aprimoramento de métodos didático-pedagógicos e a instrumentalização dos estudantes para a utilização de estratégias de aprendizagem podem contribuir com a minimização das dificuldades encontradas.