Portal de Eventos do IFRS, 5º SALÃO DE PESQUISA, EXTENSÃO E ENSINO DO IFRS

Tamanho da fonte: 
PROJETO DE ENSINO RELEITURAS MACHADIANAS: CONCILIANDO LEITURA DOS CLÁSSICOS DO SÉCULO XIX E TECNOLOGIA
Eliana de Lemos Crestani, Sheila Katiane Staudt

Última alteração: 26-01-2021

Resumo


Machado de Assis, um dos maiores nomes da literatura brasileira, foi responsável pela escrita de mais de 200 contos repletos de reflexões, sarcasmos, críticas e metáforas nas suas entrelinhas. Machado nos convida a ler o não dito e fascina-nos com isso. A leitura é um hábito que, além de prazeroso, contribui para o enriquecimento intelectual do leitor, desenvolvendo seu senso crítico e despertando-o para novas experiências, todavia, as pessoas dedicam cada vez menos tempo à literatura. Desde 2016, o Projeto de Ensino “Releituras Machadianas” traz eventos e estratégias para promover o hábito da leitura de textos do autor de “Dom Casmurro” para os alunos do IFRS - Campus Canoas. Neste ano, de 2020, um novo objetivo entra em cena: estimular a literatura em meio à pandemia de Covid-19. Como solução, foram utilizadas as mídias sociais e tecnologias de comunicação tão comuns à geração Z, facilitando o entendimento dos textos do século XIX assim como da atemporalidade das questões abordadas. Durante a quarentena, os “Encontros com Machado”, reuniões semanais em que são lidos os contos, estão ocorrendo remotamente pela plataforma Google Meet. O projeto lançou uma conta em redes sociais, Instagram e Facebook, a qual é fomentada com conteúdos relacionados ao conto lido na semana durante os “Encontros”. Disponibiliza-se aos seguidores no feed das redes, informações como: resumo, frases, personagens, contextualização, assim como a crítica trazida em cada obra advinda de estudos teóricos que embasam o projeto. Através das postagens, os seguidores são direcionados a compreender a história escrita por Machado por meio de pequenos textos, com uma linguagem contemporânea, de forma que os escritos tornam-se mais atrativos ao público em geral, incluindo os estudantes que seguem o projeto. Atualmente, a conta “Releituras Machadianas”, iniciada em setembro de 2020, conta com aproximadamente 90 seguidores, público mais numeroso que o atingido de forma presencial nos anos anteriores. Além desses recursos, em parceria com o Projeto “Conversando sobre Livros”, também do Campus Canoas, está sendo organizado um conteúdo de áudio com podcasts dos contos, esse conteúdo será disponibilizado em plataformas de áudio para aumentar o contato do público que não possui acesso à leitura das obras. O Projeto Releituras Machadianas vem se adaptando à situação ocasionada pela pandemia, aos poucos, as práticas adotadas estão apresentando resultados positivos através do engajamento nas redes sociais. Discutir Machado de Assis através de tecnologias tão típicas da contemporaneidade é mais uma prova da importância e relevância deste autor, independente do tempo e espaço.



Palavras-chave


Machado de Assis; Literatura brasileira; Ensino; tecnologias do século XXI; pandemia.

Texto completo: PDF