Última alteração: 26-01-2021
Resumo
Este projeto de ensino em monitoria foi proposto a partir de demanda de estudantes do Campus Porto Alegre, visando auxiliar no entendimento de conteúdos da área de Genética. Esta ação decorre do fato de que uma boa parcela dos alunos tem dificuldades de aprendizagem nesta área das Ciências Biológicas, por serem conteúdos que exigem abstração e conhecimento de inúmeros conceitos. O projeto foi estruturado da seguinte forma: (1) estudo e revisão dos conteúdos abordados nas disciplinas de Genética do Campus, com consulta aos planos de ensino, materiais disponibilizados pelos professores e bibliografia das componentes curriculares; (2) pesquisa bibliográfica e desenvolvimento de materiais de ensino para os alunos, como textos, imagens, jogos e exercícios; (3) levantamento de necessidades específicas dos discentes quanto aos conteúdos; (4) atendimento aos alunos, com aplicação dos materiais elaborados. Em decorrência da pandemia COVID 19 e das atividades de ensino no IFRS estarem sendo realizadas na modalidade APNP (Atividades Pedagógicas Não Presenciais), as atividades propostas neste projeto foram ajustadas a este período de distanciamento social. A pesquisa dos materiais de ensino visou principalmente ferramentas e metodologias disponíveis no meio digital, para o desenvolvimento das atividades assíncronas e síncronas da APNP e o atendimento de monitoria. Esta busca de materiais foi realizada nas bases de dados da CAPES, Google e Google acadêmico, sendo até o momento selecionados: 18 videos, 7 animações, 3 imagens, 3 exercícios e 1 jogo. Estes materiais estão sendo organizados e disponibilizados aos professores da disciplina de Genética Aplicada APNP, orientadores deste projeto. Para contribuir com as atividades assíncronas da disciplina, o aprendizado da elaboração de questionário na plataforma de ensino do IFRS Moodle foi efetuado e, nos encontros síncronos, as atuações ocorrem principalmente no auxílio a comunicação entre professores e alunos durante a aula e na realização de enquete para exercícios on-line. Adicionalmente, dois períodos de 3 horas estão disponíveis para atendimento de monitoria aos alunos por Google meet. Complementando as ações, um questionário foi elaborado para avaliar o andamento da disciplina APNP, incluindo perguntas sobre a forma e qualidade de acesso, tempo disponível, desempenho e dificuldades na realização das atividades assíncronas e síncronas. Destaca-se que todas estas ações têm proporcionado aprendizado e experiência no desenvolvimento de atividades de ensino para as monitoras, alunas de licenciatura e futuras professoras.
Palavras-chave: Monitoria, Genética, APNP.
Fomento: Programa Institucional de Bolsas de Ensino (PIBEN) do IFRS.