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STEM GEEK 4TH: APRENDENDO CIÊNCIA DE UMA MANEIRA DIFERENTE
Gabrielle da Silva Kjellin, Claudius Jardel Soares, Flávia Santos Twardowski Pinto

Última alteração: 04-02-2021

Resumo


A Iniciação Científica é uma atividade que contribui para o desenvolvimento científico e tecnológico de um país, Estudos mostram que até 20 anos atrás ela era realizada de forma majoritária a partir do ensino superior. No entanto, muitas iniciativas vêm contribuindo para mudar essa realidade e permitir que estudantes da Educação Básica vivenciem a ciência ainda na Educação Básica. Por isso, de forma a contribuir com o desenvolvimento de habilidades e aprendizagens de natureza científica, as escolas vêm trabalhando com atividades envolvendo Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática (STEM). Dessa forma, o STEM Geek 4th, projeto desenvolvido no IFRS Campus Osório, tem como objetivo auxiliar e instigar os estudantes do Ensino Fundamental e Médio de escolas do Litoral Norte Gaúcho a vivenciarem a ciência através de diversas atividades práticas, e com isso despertar a curiosidade das ciências no seu cotidiano. A metodologia utilizada é composta por encontros semanais, divididos em uma breve exposição teórica seguido da prática e compartilhamento dos resultados. Devido o contexto atual do país e do mundo, a pandemia, os encontros são realizados via Google Meet, um aplicativo gratuito de videoconferência e, não presencialmente, diferente dos anos anteriores. Os materiais que utilizados em cada encontro são enviados aos estudantes na semana anterior ao experimento. No início das oficinas é realizado a apresentação e conferência dos materiais que serão usados no experimento e, na sequência, são feitas algumas perguntas para assegurar que os estudantes sabem o que será feito. Durante o desenvolvimento do projeto pôde ser percebido o envolvimento dos estudantes não apenas com o projeto, mas com a construção das respostas aos problemas apresentados. Outro resultado relevante é que os questionamentos realizados durante o experimento servem para desenvolver o espírito crítico dos estudantes, além de instigá-los a participarem e elaborarem suas hipóteses acerca do que foi testado. Ao final de cada oficina, os bolsistas e coordenador do projeto unem as hipóteses elencadas pelos estudantes, construindo uma explicação científica. Conclui-se que o STEM Geek 4th auxilia os estudantes a aprenderem conceitos científicos do seu dia a dia através de atividades práticas.

Palavras-chave


STEM. Metodologia científica. Experimentos práticos.

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