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Uso de materiais multimodais da web e motivação de estudantes no ensino remoto: o gênero como lugar de interseção
Rita de Cássia Ribeiro Pereira, Ana Cláudia Pereira de Almeida

Última alteração: 26-01-2021

Resumo


Sabe-se que estudantes carregam consigo uma gama de diferenças e semelhanças, e esses aspectos são relevantes na atuação docente pois, se cada aluno aprende de forma diferente, é necessário que o modo de ensinar seja diversificado, para que todos tenham possibilidade aprender com associações significativas e pertinentes aos seus backgrounds sócio-histórico-culturais. Uma oportunidade para esse diálogo em aulas de português aparece pelo uso de textos que circulam na internet, não apenas pela natureza multimodal desses materiais, mas principalmente por se constituírem como gêneros aos quais estudantes do ensino médio integrado estão expostos em suas atividades não escolares concedendo, assim, status acadêmico a conteúdos de redes sociais. Ciente dessa necessidade de vincular o conteúdo novo ao familiar para que haja aprendizagem, este trabalho tem como objetivo apresentar resultados de um projeto de ensino que consiste na criação e adaptação de materiais a partir de textos extraídos da web, entendendo que a forma como o conteúdo é mostrado pode atuar na apropriação e na motivação dos aprendizes. Para tal, foram coletados materiais como vídeos, memes, twitts e outros exemplos de textos dessa natureza que contivessem, além de humor e crítica social subjacentes, categorias como intertextualidade, conteúdo crítico-reflexivo e tópicos gramaticais da ementa da disciplina; na segunda etapa, foi problematizada a necessidade de que os textos pré-selecionados respeitassem a diversidade de ideologias que certamente convivem na sala de aula – presencial ou virtual – e esse parâmetro norteou a seleção dos itens que, de fato, constituíram a etapa seguinte, de elaboração dos objetos de ensino apresentados nas aulas remotas; como última ação metodológica, foi realizada uma pesquisa com os estudantes-alvo, através de questionário com perguntas abertas e fechadas, para coletar impressões e avaliação dos estudantes. Observaram-se diversos resultados, entre quais pode ser destacado primeiramente que, em função do isolamento social, os materiais de ensino construídos com base nesses gêneros multimodais atuaram na motivação dos estudantes-alvo, constituindo-se como atividades relevantes que possibilitaram não somente reflexões linguísticas eficientes como também desestigmatização de textos que podem ou não circular na escola. No que tange aos feedbacks dos questionários, evidenciou-se na totalidade de respostas que esses materiais e atividades influíram positivamente no comportamento dos aprendizes às tarefas da disciplina no ensino remoto. Vê-se, com isso, que o ganho de ações desse tipo são tangíveis, pela maximização da aprendizagem e redução da evasão no ensino remoto, e intangíveis, como a motivação e o envolvimento na execução de tarefas.

Palavras-chave


Motivação. Ensino remoto. Produção de materiais.

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