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PROJETO EDHUCARES (ESTRATÉGIAS PARA O DESENVOLVIMENTO HUMANO BASEADO EM CONDUTAS AMBIENTALMENTE RESPONSÁVEIS E ESPAÇOS SUSTENTÁVEIS) NA FORMAÇÃO DOS BOLSISTAS DO GRUPO PET CONEXÕES GESTÃO AMBIENTAL
Evelyn Dias dos Santos, Cibele Schwanke, Julia Detzel Kipper, Willian Axl Espindola

Última alteração: 26-01-2021

Resumo


O grupo PET Conexões Gestão Ambiental do IFRS - Campus Porto Alegre realiza ações de pesquisa, ensino e extensão da temática de educação ambiental em instituições públicas de Porto Alegre/RS. Buscou-se analisar no projeto Edhucares como o desenvolvimento das ações propostas iriá agregar conhecimentos para a formação dos bolsistas do grupo PET. O projeto busca desenvolver a prática da educação ambiental, a partir da criação de espaços e condutas sustentáveis visando a formação de um sujeito reflexivo, minimizando os impactos ambientais na unidade escolar, promovendo aos envolvidos habilidades na resolução de problemas a partir do trabalho em equipe. O grupo PET abrange bolsistas dos cursos de graduação em Tecnologia em Gestão Ambiental e Licenciatura em Ciências da Natureza: Biologia e Química, pensando nisso, o objetivo deste trabalho é avaliar o Edhucares para verificar quais são as contribuições que este projeto propiciará na formação dos bolsistas de ambos os cursos do grupo PET Conexões Gestão Ambiental. Para os bolsistas do curso de gestão ambiental, a atuação no projeto proporciona a oportunidade prática de aplicar as diversas temáticas ambientais estudadas durante o curso e também desenvolver trabalhos em equipe para assim solucionar problemas, despertando uma das vertentes que o profissional poderá atuar. Sob o ponto de vista formativo, a proposta deste projeto também contribui para a formação dos bolsistas licenciandos, tais como: proporcionar a percepção e atuação reflexiva acerca da EA, a partir de ações de solucionamento de questões socioambientais, visto que na licenciatura os assuntos da EA somente são trabalhados alguns tópicos nas etapas finais da graduação. Além, o projeto de forma geral propicia ao licenciando reflexões acerca de sua futura docência (práticas, metodologias e atuação pedagógica), independente do contexto que lecionará. Outro aspecto contribuinte é de que a participação em cooperatividade com pessoas de diferentes formações pode oferecer ao graduando uma oportunidade de trabalhar questões orientadas à interdisciplinaridade. A promoção de projetos de educação ambiental em escolas são importantes para  promover estratégias que contribuam na formação de cidadãos conscientes, além de colaborarem para a troca de experiências entre os bolsistas dos dois cursos, quanto para comunidade escolar, formando pessoas sensibilizadas com as questões ambientais.



Palavras-chave


Projeto de Educação Ambiental. PET Conexões Gestão Ambiental. Vivência acadêmica.

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