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EDUCAÇÃO, TRABALHO E CIÊNCIA: OS IMPACTOS DOS INSTITUTOS FEDERAIS DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA NO DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL
Bianca da Silva Pedroso, Roberta dos Reis Neuhold

Última alteração: 26-01-2021

Resumo


O projeto de pesquisa “Educação, trabalho e ciência: Os impactos dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia no desenvolvimento territorial” tem como objetivo avaliar os impactos do IFRS sobre a trajetória acadêmica e profissional dos estudantes egressos. O motivo que levou ao desenvolvimento desta pesquisa resume-se na necessidade de compreender a caminhada dos estudantes a partir das vivências no IFRS, considerando ainda os objetivos e finalidades dos Institutos Federais. Quais são os seus planos para o futuro (tanto profissionais, quanto acadêmicos)? Como o Instituto colaborou para sua formação? Pretendem continuar na comunidade e contribuir para o desenvolvimento desta? Querem seguir trabalhando ou estudante na área do seu curso técnico? Para que estas questões fossem respondidas, o projeto se dividiu em três etapas. São elas: a) Estudo da lei fundadora dos IFs através de análises bibliográficas, como o texto de Eliezer Pacheco, “Os Institutos Federais: uma Revolução na Educação Profissional e Tecnológica”, bem como o estudo dos conceitos da educação profissional e tecnológica, a partir de textos como “O choque teórico da politecnia”, de Saviani, e “O conhecimento e o princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão”, de Mário José Puhl; b) coleta de dados, através de um questionário com cerca de 30 questões em sua maioria fechadas, aplicado aos egressos de  2019 do ensino médio integrado ao técnico de administração/informática, do Campus Osório do IFRS, onde foi realizado o estudo de caso; c) Análise e cruzamento de dados.  Como resultados gerais pode-se destacar que dos setenta alunos entrevistados, trinta e três (equivalente a 47,1%) deles pretendem mudar de cidade (mas continuar no Rio Grande do Sul) e dezoito (equivalente a 25,7%) pretender sair do Estado. Além disso, trinta egressos (equivalente a 53,4%) possuem interesse pelo técnico na área profissional. Relacionando estes dados, o número de estudantes que pretendem migrar para outros lugares se destacou. Pelo o que se observa a existência de grandes chances de os tantos alunos que possuem interesse em seu técnico na área profissional atuarem em outros locais que não na nossa comunidade. Como síntese geral, pode-se dizer que o estudo da trajetória acadêmica e profissional dos estudantes egressos dos IFs, é de extrema importância para entender o impacto que estas instituições causam na vida dos estudantes e se estes contribuem para o desenvolvimento local.



Palavras-chave


Egressos - Desenvolvimento - IFRS

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