Portal de Eventos do IFRS, 5º SALÃO DE PESQUISA, EXTENSÃO E ENSINO DO IFRS

Tamanho da fonte: 
ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM NO ENSINO TÉCNICO E SUPERIOR: EXPERIÊNCIA DE UM PROJETO DE ENSINO COM OS ESTUDANTES DO IFRS - CAMPUS ERECHIM
Ana Paula Cervinski, Fernanda Zatti, Luan Rossetto, Juliana Carla Girotto

Última alteração: 26-01-2021

Resumo



Os cursos de formação profissional, técnicos e superiores, exigem dos estudantes uma maior autonomia frente ao processo de construção do conhecimento. Ainda, diversos estudos têm mostrado a influência da utilização de estratégias de aprendizagem no desempenho acadêmico e na qualidade das vivências acadêmicas dos estudantes, ou seja, a instrumentalização para a utilização de estratégias de aprendizagem os torna mais ativos no seu processo de construção do conhecimento. Este trabalho apresenta um projeto de ensino que tem como objetivo instrumentalizar estudantes de cursos técnicos e superiores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Erechim para a utilização de estratégias de aprendizagem, com foco em aspectos cognitivos e metacognitivos envolvidos no processo de aprender. Para tanto, são propostas quatro modalidades de atividades, quais sejam: oficinas de curta e longa duração - com duração aproximada de quatro e 20 horas, respectivamente, realizadas por meio de técnicas grupais e atividades expositivas, abordando os tópicos autorregulação e estratégias de aprendizagem; Semana da Aprendizagem - evento aberto à comunidade acadêmica, com palestras e oficinas sobre o tema aprendizagem, e, por fim, atividades para orientação dos bolsistas do Napne (Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas), que atuam no atendimento a estudantes com dificuldades de aprendizagem, em formato de oficina, com duração de 3 horas.  Como resultados parciais, já realizou-se o evento 1° Semana da aprendizagem do IFRS - Campus Erechim, que foi aberto à comunidade acadêmica com foco em temáticas relacionadas à aprendizagem. Esse evento foi realizado na modalidade online, por Webconferências, com a participação de aproximadamente 120 pessoas, teve 16 palestras durante uma semana (segunda a sábado), nos turnos tarde, noite e algumas manhãs. Também realizou-se uma  oficina de capacitação e orientação sobre estratégias de aprendizagem aos bolsistas do Napne que atuam no atendimento a estudantes com dificuldades de aprendizagem. Está prevista ainda, a realização de oficinas de curta e longa duração com estudantes da instituição, bem como a publicação de um livro com capítulos elaborados pelos palestrantes da 1° Semana da aprendizagem, já realizada. Cabe destacar que a utilização de estratégias de aprendizagem torna os estudantes mais ativos, favorecendo a reflexão acerca da própria aprendizagem. Sendo assim, entende-se como fundamental fomentar o desenvolvimento de projetos de pesquisa e intervenção acerca do tema a fim de melhor compreendê-lo e também para instrumentalizar os estudantes para a utilização adequada de estratégias de aprendizagem.


Palavras-chave


Ensino superior. Estratégias de aprendizagem. Vivências acadêmicas.

Texto completo: PDF