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APLICATIVO PARA O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA PARA SURDOS
Luan Suterio Vieira, Raquel De Miranda Barbosa, André Bastilhos Souza, Adriele Kailane de Oliveira Colossi

Última alteração: 12-01-2021

Resumo


Sendo ainda um conceito recente, o termo “tecnologia assistiva” é usado para descrever recursos, metodologias, serviços e outros meios que visam incrementar a autonomia e a inclusão social de pessoas com deficiência.  Segundo a lei número 10.436, de abril de 2002, a Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS não pode substituir a modalidade escrita da língua portuguesa. Sendo assim, neste projeto, foi tomado como foco a dificuldade de escrita e leitura dos surdos quando seguindo a norma culta, problema que sempre assolou a comunidade com essa necessidade especial. Este projeto tem como objetivo desenvolver um aplicativo mobile que colabore para o ensino da língua portuguesa, bem como apoie o interesse nesta como caminho para as modalidades de escrita e leitura, considerando que é de suma importância, não apenas para os surdos, este canal de comunicação. Para isto, inicialmente foi realizada uma parceria com a escola Escola Bilíngue Carmem Regina Teixeira Baldino, uma instituição voltada para a educação de pessoas com deficiência auditiva. A partir de pesquisas acerca da legislação atual, dos métodos de ensino de línguas e de estratégias de gamificação (uso de técnicas de jogos para melhorar o ensino e estimular o interesse do aluno), foi proposto um aplicativo para ensino da língua portuguesa para os surdos, respeitando as suas singularidades. O projeto encontra-se em fase de modelagem do aplicativo e estudo das linguagens de programação e do conteúdo que será contido neste, juntamente com profissionais especializados na área, tendo em vista o público-alvo que se deseja atender. Neste trabalho será utilizado o bilinguismo, ou seja, será promovido o ensino da língua portuguesa através da LIBRAS, a língua materna dos surdos, dando especial valor ao canal visual. Após a implementação, o aplicativo será disponibilizado para os alunos da escola parceira, para avaliação quanto à usabilidade e acessibilidade. Com esse aplicativo espera-se acelerar e reforçar o aprendizado da língua portuguesa para os surdos, de forma lúdica, trazendo benefícios para sua inclusão na sociedade.

 

 


Palavras-chave


LIBRAS. Aplicativo. Inclusão.

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