Portal de Eventos do IFRS, 5º SALÃO DE PESQUISA, EXTENSÃO E ENSINO DO IFRS

Tamanho da fonte: 
ARTISTANDO QUIMICAMENTE PARA O ENSINO INTEGRADOR
Paula Patrícia Siqueira Santos, Viviane Diehl, Sílvia Regina Grando, Maria Júlia Hunning Ehlert

Última alteração: 26-01-2021

Resumo


A educação integradora é pauta nas instituições que demandam propostas que possam estabelecer sentidos, tanto na produção do conhecimento como na formação dos estudantes. Diante disso, este projeto, vinculado ao edital nº27/2019 - Bolsas de Ensino 2020, contempla as disciplinas de Artes e Química no Ensino Médio e nos cursos de Graduação para construir relações e aproximações nos conteúdos que são abordados, com a finalidade de compreender as possibilidades de diálogos entre essas duas áreas que produzam sentido e significado para a formação intercultural dos estudantes. O objetivo do projeto é proporcionar abordagens transdisciplinares para gerar aproximações entre o conhecimento da área de Artes e de Química, buscando as relações que se estabelecem nos conteúdos das disciplinas por meio de estudos teóricos e práticos que contemplam a aplicação prática do conhecimento, ampliando as contribuições para a formação dos estudantes. Para o desenvolvimento do estudo, é proposta uma metodologia baseada em projeto de trabalho que tem como etapas: a realização da pesquisa teórica nas temáticas pertinentes; a capacitação da bolsista; experimentações e preparação sobre processos com pigmentos/corantes, ecoprint, oxirredução na cerâmica; planejamento e organização de exposição virtual; bem como demais encaminhamentos de gestão para efetivar o projeto. A pesquisa para contextualizar as inter-relações entre a estética do desenho e as reações químicas está em andamento, e a capacitação da bolsista com as orientações e a organização estão acontecendo a distância, devido ao momento vivenciado na pandemia, para a continuidade da proposta do projeto. Portanto, o projeto explora as linguagens da Arte e da Química, como também as explora no contexto do cotidiano, de modo a construir um processo educativo de interesse dos educandos e significativo para a sua formação, como sujeito crítico e participante de uma cultura plural.

Palavras-chave


Ensino integrado. Arte. Química.

Texto completo: PDF